Procon Medianeira alerta sobre empréstimos consignados sem solicitação

6.240

Publicada 29 de Outubro, 2020 às 16:37

Compartilhar:

Nos últimos meses, aumentou significativamente o número de reclamações de consumidores, aposentados e pensionista no INSS relacionados a abusos na operação de crédito consignados.

Entre a prática mais comum é a liberação de valores não solicitados na conta bancária dos consumidores.

Para Silvio José Lupschinski coordenador do Procon Medianeira, alguns consumidores recebem um contato telefônico onde é ofertado o referido empréstimo, outros nem o telefonema recebem. O mais triste que são surpreendidos com depósitos em sua conta bancaria. Muitos vão perceber o fato somente após o recebimento do primeiro desconto em seu beneficio, visto que não acompanham com frequência a movimentação da conta corrente.

Quando se pede um crédito consignado, seja ele na modalidade empréstimo ou cartão, as parcelas  da dívida passam a ser  descontadas diretamente no benefício. Isso faz com que uma parte da renda fique comprometida antes mesmo de chegar na conta do consumidor.

Recentemente foi publicado a Medida Provisória nº 1.006 que aumenta a margem de crédito consignado que será de até 40%, sendo 35% para empréstimos e 5% na modalidade cartão de crédito, isso durante o período da pandemia de Covid-19. Para reduzir o assédio aos aposentados os bancos e financeiras estão proibidos de oferecer empréstimos por 180 dias após a concessão do beneficio.

O código de Defesa do Consumidor considera uma prática abusiva prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.

O consumidor pode solicitar diretamente no INSS bloqueio para futuros empréstimos consignados no seu beneficio. Importante não celebrar nenhum contrato de empréstimo por telefone e aqueles aposentados que receberam depósito em sua conta bancaria sem solicitação e que desejam cancelar podem entrar em contato com o Procon Medianeira, finaliza Silvio.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira