Técnicas de massagem aliadas a exercícios respiratórios trazem equilíbrio e bem-estar

A respiração interfere efetivamente no lado emocional. Quando profunda, relaxa a musculatura, oxigena o cérebro e acalma a mente, tornando-se mais eficaz com massagens terapêuticas

9.028

Publicada 23 de Outubro, 2020 às 16:18

Compartilhar:

Neste momento em que as pessoas enfrentam uma pandemia, a saúde física e mental está sendo prejudicada. Muitos estão buscando minimizar os efeitos do isolamento social recorrendo aos exercícios como corridas, caminhadas, musculação e até ioga.

Há quem esteja conseguindo bons resultados acrescendo a essa lista terapias como automassagem, massagem relaxante e tântrica, entre outras. Com isso, têm conseguido o controle da respiração, beneficiando-se do relaxamento do corpo e da mente.

A forma mais comum de massagem terapêutica nos países ocidentais é chamada de massagem sueca ou clássica, considerada o núcleo da maioria dos programas de treinamento de massagem.

Outros estilos incluem massagem desportiva e clínica, a fim de atingir objetivos específicos, como liberação de espasmos musculares. Há ainda as tradições de massagem derivadas de culturas orientais, como shiatsu e tuina.

Entre as vantagens de uma massagem está no fato de que ela consegue eliminar em torno de 70% das toxinas do corpo pela expiração. O restante sai pela pele (20%), urina (7%) e fezes (3%).

A maioria das pessoas não sabe, mas respirar profundamente faz o diafragma, músculo que separando a cavidade torácica da abdominal, massagear fígado, rins e estomago, proporcionando maior oxigenação do organismo, favorecendo o fluxo do sangue venoso e beneficiando o sistema linfático.

Além disso, sabe-se que a respiração interfere imediatamente no nosso lado emocional, pois também oxigena o cérebro.

Entre as terapias que vêm ganhando espaço está o método Lotorp. Desenvolvido pelo massagista sueco Janne Karlsson, em 2003, o tratamento é usado para ajudar pessoas com problemas respiratórios, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e problemas respiratórios devido a alergias a perfumes e produtos químicos.

O objetivo da mobilização torácica é criar um estado de relaxamento e aumento da flexibilidade da caixa torácica, promovendo assim uma respiração pulmonar mais eficiente e profunda. O massagista faz isso tratando os músculos envolvidos na respiração, por exemplo, o diafragma e os músculos intercostais.

Os efeitos positivos dos tratamentos costumam ser muito óbvios e diretos. Muitas vezes, os pacientes notam uma grande diferença imediatamente, ficando aliviados. Sentem que podem respirar mais facilmente. Experimentam uma sensação de calor e de "alfinetes e agulhas" nos lábios, dedos e pés. Frequentemente, ficam vermelhos, um pouco atordoados e tontos. Todos esses são sinais de que estão muito bem oxigenados!

É interessante observar que os resultados dos tratamentos permanecem em vigor por pelo menos 45 minutos. O acompanhamento dos resultados a longo prazo também aponta para uma direção muito positiva.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo