Retoma Medianeira: Programa visa movimentar a economia da cidade

7.653

Publicada 09 de Outubro, 2020 às 16:53

Compartilhar:

A Associação Empresarial de Medianeira, ACIME, em parceria com a Prefeitura de Medianeira, Sebrae e Senac, lançaram o programa "Retoma Medianeira". Esta é a maior iniciativa de incentivo ao comércio local e retomada econômica já realizada no município.

O programa conta com diversas ações, projetos e campanhas que já estão sendo realizados em nossa cidade.

Para a presidente da ACIME, Rita Maria Schierholt, a ACIME, juntamente com os parceiros do programa, está engajada em oferecer soluções para todos os empresários para esse período pós crise. "O maior objetivo do Retoma Medianeira é oferecer oportunidade para que todas as empresas de nosso município, principalmente os pequenos negócios, possam se reerguer após esse período".          

Feirão Bota Fora

O Feirão Bota Fora foi a primeira ação do programa. Devido à pandemia, o Feirão desse ano não pôde ser realizado no formato tradicional. Ele aconteceu nas próprias lojas, que ficaram responsáveis por manter todas as medidas e recomendações dos órgãos de saúde.

Na primeira edição de 2020, houve a participação de mais de 80 lojas, que mantiveram o comércio aberto em horário estendido, oferecendo diversas vantagens e descontos especiais.

A segunda edição do Feirão já está programada para acontecer em novembro.  Para a gerente executiva da ACIME, Madalena Gomes, essa é mais uma oportunidade para que os associados possam fazer giro de estoque. "Vamos promover mais um Feirão neste novo formato ainda em 2020 visando o aumento das vendas na Black Friday. As empresas associadas poderão participar com um investimento muito menor e com a praticidade de estarem em seus estabelecimentos". 

Marketplace 

Uma das novidades do programa Retoma Medianeira é a implantação de uma plataforma regional de vendas online, desenvolvida pela Caciopar. A plataforma tem o nome de "Compra Oeste" e será uma grande loja virtual, na qual empresários poderão divulgar e vender seus produtos e serviços com o máximo de tecnologia e comodidade. O segundo vice-presidente da Caciopar e um dos integrantes da Comissão, Lucas Ghellere, explica que a melhor parte da implementação "é que não há custo de adesão à empresa, não é cobrada mensalidade e o pagamento de uma pequena taxa ocorrerá apenas quando o lojista confirmar uma venda pelo sistema. Tudo é muito fácil, prático e seguro".

Onze associações comerciais da região já estão conectadas ao projeto do Compra Oeste, mas o objetivo é fazer com que todas as 46 participem. "Esse é o presente e o futuro. Por isso, queremos convidar empresários da região a se juntarem à Caciopar e a sua associação comercial para fazer essa plataforma digital crescer e prosperar", reforçou o presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior.

O objetivo do Marketplace é levar a venda on-line para a realidade dos associados e, com ela, todos os diferenciais que o comércio eletrônico proporciona. Empresas, dos mais diferentes portes e setores, terão como participar de uma plataforma ampla, bem estruturada e que as conecte a um novo tempo no processo de integração com os consumidores.

Os associados da ACIME já podem iniciar o cadastro de suas empresas para participarem do Compra Oeste. Basta entrar em contato com a Associação no telefone 3264-1273.

Treinamentos e capacitações online

Outra novidade do programa é a realização de cursos e capacitações, em parceria com o Sebrae e o Senac.

Para o Gerente do Senac de Medianeira, Sérgio Figueiredo, a pesquisa realizada em agosto com os empresários de Medianeira mostrou de forma bem clara a situação que se encontra o comércio de Medianeira. "Diante da análise desse cenário, é preciso implementar ações que possam contribuir para superar as dificuldades apresentadas. Acreditamos que unindo as nossas forças com as entidades parceiras, conseguiremos fazer muitas ações para agregar ao programa. Desta forma o Senac está contribuindo com formação para o nosso comércio, principalmente no meio digital".

Já a consultora do Sebrae, Danieli Doneda, explicou que o Sebrae foi parceiro no processo de construção da pesquisa com os empresários, da metodologia e do relatório com a análise final da pesquisa. "Agora na fase de plano de ação o Sebrae continuará a disposição para atender aos empresários e construir ações personalizadas. Mas considerando o impacto econômico no comercio varejista, o SEBRAE em parceria com a Fecomércio oferece de forma gratuita e 100% online uma série de cursos com temas específicos para o varejo".

Os cursos podem ser acessados no link da Comunidade Sebrae, onde é possível fazer a inscrição e começar a aprender na hora. Os cursos são divididos em pequenos vídeos com duração de 10 min cada, dando a opção de os empresários assistirem no momento que acharem mais adequado e sem ser cansativo.

Sobre a participação da Prefeitura no plano de retomada, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Solange Aparecida de Lima, contou que serão realizadas diversas ações voltadas para os empresários. Dentre elas estão consultorias gratuitas para todos os segmentos, como gestão financeira e canais de vendas, acesso a linhas de crédito, através do Banco do Fomento com juros a partir de 0,41%a.m. e prorrogação do vencimento dos tributos municipais.

Campanha promocional e decoração de natal

Além de todas essas ações e projetos, a ACIME ainda está à frente de uma campanha promocional de sorteio de prêmios e a decoração de natal das ruas da cidade, o projeto "Um Sonho de Natal".

O vice-presidente da ACIME, Ademir Pereira, comenta que a campanha de prêmios tem o objetivo de fomentar o comércio local. "Premiando os sorteados com vales-compras para serem gastos nas empresas participantes, fazemos com que o investimento na campanha fique aqui em nossa cidade".

Além disso, a ACIME está captando recursos para a realização da decoração de natal nas ruas do centro de Medianeira. A presidente da ACIME, Rita Maria Schierholt, comenta que a Associação se empenhou muito para que essa ação acontecesse também em 2020. "O Natal é um momento de renovação e esperança, por isso, não poderíamos deixar de iluminar nossa cidade nesse fim de ano".

Para a realização da campanha e da decoração de natal, a ACIME, além de ter o apoio dos parceiros do programa Retoma Medianeira, conta com o patrocínio de várias empresas da cidade, que acreditaram no projeto e querem fazer uma Medianeira ainda melhor.

Os patrocinadores são Cresol, Espaço III, Friella, Frimesa, Lajes Patagonia, Lar Cooperativa, Prefeitura de Medianeira, Sicoob, Sicredi e Unimed. 

Para saber mais sobre as ações e projetos do programa Retoma Medianeira, fique atento às nossas redes sociais. 

Fonte: Assessoria ACIME

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira