Paciente com Covid-19 tem alta após tratamento por ECMO no Hospital Madre de Dio

O aparelho faz papel de pulmão para que o oxigênio seja misturado com o sangue. O hospital é pioneiro no uso da terapia na região oeste paranaense

8.844

Publicada 07 de Outubro, 2020 às 16:56

Compartilhar:

Um paciente de 50 anos submetido à ECMO, terapia que usa uma espécie de pulmão artificial, recebeu alta na última terça-feira (06/10) no Hospital Madre de Dio (HMD), em São Miguel do Iguaçu (PR).

Com quadro evolutivo de lesão pulmonar grave devido a uma pneumonia viral por Coronavírus (Covid-19), a equipe médica do Madre de Dio optou por submetê-lo ao tratamento por ECMO, termo inglês para Oxigenação por Membrana Extracorpórea.

Esta terapia é realizada em pacientes que apresentam severo comprometimento do sistema pulmonar e possibilita a circulação e a oxigenação artificial do sangue a partir de um aparelho conectado por cateteres.

O aparelho usa um tipo de bomba para fazer circular o sangue por um pulmão artificial fora do corpo. Quando o sangue é devolvido para o pulmão, já chega oxigenado no coração, o que aumenta as chances de sobrevida dos pacientes.

Este procedimento é utilizado como uma alternativa para exercer simultaneamente a função do pulmão e do coração, quando um ou ambos os órgãos perdem a capacidade de funcionamento.

Para o Cirurgião Cardíaco do HMD, Luis Bongiolo Mattos, o objetivo deste tratamento é retirar o sangue com pouco oxigênio que chega ao coração e transferi-lo para a ECMO.

"Isso facilita o trabalho pulmonar, possibilitando que a ventilação mecânica do paciente opere com carga mais baixa, o que favorece a cicatrização dos pulmões e a recuperação do processo infeccioso devido a Covid-19".

A ideia da ECMO é ganhar tempo para que o pulmão possa se recuperar, o que normalmente não acontece com pacientes que apresentam o mesmo nível de gravidade de lesão pela Covid-19, em que o vírus danifica os pulmões e compromete o funcionamento do sistema respiratório.

Em casos como esses, os pacientes acabam falecendo por não possuírem tempo necessário para a cicatrização dos pulmões.

O cirurgião lembra que a ECMO é um procedimento usado para casos extremos, isto é, apenas quando o paciente não responde a nenhum outro tratamento disponível. Em alguns casos, esta terapia é considerada uma das últimas opções para manter o paciente vivo.

Equipe treinada e especializada

A ECMO é um procedimento reconhecido por ser de alta complexidade, além de não ser encontrado na maioria dos hospitais brasileiros.

Por este motivo, a qualificação da equipe médica para trabalhar com essa tecnologia é um dos pontos importantes de decisão para a escolha da terapia.

Segundo o Cirurgião Cardíaco do HMD, Alan Anderson Fernandes Oliveira, não basta apenas ter o equipamento se não houver uma equipe especializada e treinada que trabalhem em conjunto com o cirurgião cardíaco.

Por este motivo, o Madre de Dio estabeleceu uma equipe formada por profissionais intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas e cardiologistas especializados para atendimento de pacientes que necessitem passar pela terapia, além de contar com uma equipe de perfusionistas 24 horas, habilitados para operar a máquina de circulação extracorpórea durante o procedimento cirúrgico.

Sobre o Hospital Madre de Dio

O Hospital Madre de Dio, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, é referência de qualidade e eficiência em cuidados com a saúde na região oeste paranaense. Sua localização estratégica, às margens da BR 277, em São Miguel do Iguaçu (PR), permite o acesso seguro de pacientes e acompanhantes, cobrindo as regiões oeste e sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul, além da população de fronteira, dos países do Paraguai e Argentina.

Construído em uma área ampla, com 16 mil metros quadrados, oferece infraestrutura moderna, que compreende um Centro Médico e Odontológico, com 14 consultórios e um parque de diagnóstico completo.

A alta tecnologia está presente nas unidades de diagnóstico por imagem, que acontece em um parque de equipamentos moderno e avançado, onde o paciente tem à sua disposição tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, hemodinâmica, mamografia, endoscopia, colonoscopia e densitometria óssea. Equipamentos digitais de alta resolução e de extrema precisão e assertividade, seguindo o alto padrão da medicina moderna.

No Madre de Dio também são realizados diversos outros tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, em um laboratório de análises clínicas próprio, que permite agilidade, eficiência e precisão, tudo isso disponível a partir de uma rede de convênios, planos de saúde e particulares.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu