Medianeira: Escorpiões assustam moradores de diversos bairros

Com o tempo quente e sem chuvas, alguns moradores relatam ter encontrado uma grande quantidade dos insetos.

7.289

Publicada 05 de Outubro, 2020 às 17:22

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Nos últimos dias, em diversos grupos do Facebook e WhatsApp, muitos moradores de Medianeira tem relato encontraram escorpiões em suas casas.

Com uma incidência maior no loteamentos e bairros novos, em uma das publicações um morador diz ter encontrado mais de 30 escorpiões.

Os escorpiões são bichos silenciosos, que ficam escondidos, gostan de calor, e esta época do ano é propicia para a reprodução. 

Em locais onde há presença de entulhos e vegetação, o ambiente se torna ainda mais favorável para a espécie.

A redação do Guia Medianeira entrou em contato com o setor de Endemias, da Prefeitura Municipal, que repassou algumas informações sobre as situações dos moradores e também deu alguns direcionados:

"Conforme nos é repassado via denúncias, estamos realizando averiguação nos locais próximo aqueles onde se encontrou presença de escorpião, para identificação dos locais de maiores incidências, assim como das características presentes nos mesmos, sejam estas, mato, entulho, restos de comida, telhas, tijolos, fossas abertas, galerias de água, madeiras etc. Repassando as devidas orientações a serem adotadas aos moradores, quanto a prevenção e regulação das condições encontradas. Caso seja encontrado amostras, os mesmos são coletados e encaminhados para a 9ª Regional de Saúde - Foz do Iguaçu, para posterior identificação destes"

Uma das principais reclamações por parte dos moradores perante a presença de escorpiões em seus imóveis, são os terrenos baldios, cujos em sua maioria não são mantidos limpos pelos proprietários, seja em questão de mato, resíduos sólidos e orgânicos, ou entulho.

A representante do Setor de Endemias, Liliane H. Zanon, disse que esses terrenos são notificados e, posteriormente limpos pela empresa responsável: " Caso os proprietários não a executem dentro do prazo estabelecido, ocasionando em multa. No entanto, ao se fazer a notificação, ou até mesmo durante as vistorias realizadas pelos agentes de endemias em trabalho normal, percebe-se que boa parte dos resíduos e rejeitos são destinados incorretamente por moradores circunvizinhos ou de outras localidades. Deste modo pedimos que cada morador faça o destino correto de seus resíduos e rejeitos para a coleta. Em vista a prevenir não só a presença de animais peçonhentos, mas também a proliferação do mosquito Aedes aegypti".

Outro ponto importante é de que os moradores precisam entrar em contato com o Setor de Endemias para avisar a presença dos insetos: "Solicitamos que quando os moradores encontrarem escorpiões e consigam captura-los, que se faça a entrega destes ao nosso setor, para o envio e identificação correta dos mesmos, para que assim possamos avaliar a real situação correspondente. Deste modo solicitamos que a população faça sua parte quanto a prevenção e regulação, pois as condições propícias para sua disseminação no município é evidente, seja quanto a esconderijos ou por meio de fonte de alimentos, tanto nos terrenos baldios, quanto nos imóveis".

 

Lembrando que a responsabilidade e cuidados de cada terreno é de seus devidos donos, e caso você flagre algum lugar abandonado e sem os devidos cuidados com o ambiente, plantas, entulhos e outros, você pode denunciar para o Setor de Endemias.

Se o morador não tomar providência, será notificado e pode até pagar multa pelo descaso com a propriedade.

Qualquer dúvida e informação, pode se buscar mais informações através do telefone: 3264-8678 (Setor de Endemias). 

 

Redação Guia Medianeira

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira