Cases voltados ao turismo rural do Oeste visam estimular empreendimentos e estrutura regional

Modelos que deram certo. Ideias para se reinventar. Potenciais que podem ser explorados na região. Medianeira está entre eles, confira.

2.112

Publicada 24 de Setembro, 2020 às 09:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Modelos que deram certo. Ideias para se reinventar. Potenciais que podem ser explorados na região. O Tur Técnico Ideias e Experiências no Turismo Rural, nesta quarta-feira (23), proposto por associados da Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), trabalhou estas e outras questões. O evento contou com parceria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com apoio técnico e expertise.

Conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, é uma estratégia inclusa no processo de retomada do turismo regional.

A facilitadora de Negócios Turísticos, Dagmar Pedrozo, destaca que o evento foi destinado a empreendedores e gestores, assim como professores e outros públicos da área. O objetivo é provocar o contato com ideias e ações inovadoras no turismo regional; interagir com diferentes elos da cadeia de negócios do turismo; reconectar pessoas,lugares e emoções e proporcionar a vivência prática do turismo rural.

Três locais foram visitados. Nos empreendimentos houve contato direto com os proprietários e gestores. As histórias de sucesso envolvem criatividade, sustentabilidade, economia colaborativa, oportunidades, pioneirismo e inovação, segundo Sandra Finkler.

Cases

No caso do Restaurante Rural Cabanha Rosso, de Medianeira, houve a transformação de parte da propriedade, em um restaurante rural, com base em conhecimentos culinários da família e participação na comunidade. Atualmente atendem na gastronomia com cafés, almoços, jantares e pequenos eventos.

Instituto Pedra da Mata, em Santa Tereza do Oeste, está relacionado à sustentabilidade, valorização da agroecologia, saberes e bem estar. Recebe pessoas para visitas e cursos e se autointitula como ecohostel, já que hospeda pessoas em sua pousada com alojamentos, segundo Dagmar Pedrozo.

O Vale d'aventura, em Matelândia, utiliza recursos tecnológicos e digitais para as ações de venda e demonstra que há possibilidade de trabalho, com criatividade e inovação. Além disso, evidencia parcerias com outros fornecedores da região.

Novos empreendimentos

Com o conhecimento destes locais, das experiências e com base no contexto regional, o que os organizadores esperam é que, novas ideias sejam desenvolvidas para formar uma base sustentável e de renda turística maior no Oeste do Paraná.

Assessoria

Fotos: Link Facilita Negócios e Turismo

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Contisa Contabilidade

(45) 3264-3025

(45) 99931-4598

Av. Rio Grande do Sul, 2015

Moda e Forma

(45) 9910-86413

(45) 99108-6413

Rua Rio Branco, 1260 Centro

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira