A pandemia do novo coronavírus acarretou diversas transformações em diferentes setores da sociedade. A recomendação de quarentena e isolamento social dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi amplamente adotada pelos países afetados pelo vírus. No Brasil, os comércios não-essenciais foram fechados e as aulas suspensas em todas as modalidades de ensino.
A alternativa encontrada pelas instituições foi aderir a Educação a Distância. As aulas online passaram a fazer parte da rotina de milhares de estudantes brasileiros e até mesmo por profissionais autônomos como uma alternativa para driblar a atual crise. A EAD já experimentava um crescimento constante no país, mas, agora, tem sido uma prática comum na educação básica, ensino superior e outras modalidades.
Neste novo normal, segundo o Professor Carlos Dias existem um grande debate sobre como a tecnologia e a inovação podem atender aos desafios da aprendizagem pós-pandemia. as salas de aula agora estão dentro da casa dos alunos e dos professores. Essa é a realidade desde que a pandemia da Covid-19 interrompeu o contato social e as atividades presenciais de educação por todo o país. Com isso, a transformação digital chegou muito antes do esperado e acelerou o processo que, em outros momentos, levariam muitos anos para serem implementados.
Ao migrar a realização das aulas para o formato remoto, as instituições particulares de ensino superior (IES) mantiveram o calendário escolar no primeiro semestre deste ano e, aos poucos, retomam o novo ciclo ao longo deste mês. Todas elas estão amparadas pela Portaria nª 544, do Ministério da Educação (MEC), que autoriza, até 31 de dezembro, a substituição das aulas presenciais por uso de recursos tecnológicos para oferta das disciplinas, inclusive de atividades práticas e de laboratório em boa parte dos cursos. Porém, muitas instituições de ensino não estavam preparadas tecnologicamente para esta mudança do presencial para o EaD em suas aulas porém tiveram que se reinventar enquanto as Universidades que já vinha praticando a EaD estavam na frente levando os conteúdos continuamente aos seus alunos sem dificuldades.
O desafio de encontrar soluções em um momento emergencial foi superado e o passo seguinte está tanto em aprimorar os aspectos técnicos, quanto evoluir no processo de ensino-aprendizagem e na construção de conhecimento aos alunos. "A pandemia colocou luz sobre os questionamentos do modelo de ensino e de aprendizagem, a universidade como centro de pesquisa acadêmica e produção de conhecimento e como fonte de habilidades que não mais atender ao mercado de trabalho".
Segundo especialistas, em recente debates, afirmam que em pouco tempo não vão mais falar em ensino à distância, o conceito de espaço tempo vai mudar. Também não existiram mais ex-alunos. Nunca se termina de aprender, isto é, continuaram sendo sempre alunos. Dai a importância de o aprendizado ser focado na formação de empreendedores. "Estamos na era do pós-emprego, em que os profissionais vão trabalhar como freelancer ou contratados por projetos. Eles precisam ser autônomos e motivados por um propósito, afirmando em contraposição ao modelo de educação criado na Revolução Industrial, sem personalização e que os alunos "aprendiam para atender a outro alguém".
Porém há dois lados que precisam de atenção ao construir a aprendizagem após a pandemia: uma maior eficiência do "como", com capacitação incorporação dos processos e infraestrutura tecnológica e o lado da eficiência, de "o que ensinar", focando em conteúdo personalizado e atualizado à exigência pessoal e profissional do aluno. "O indicador que deveria ser criado para medir a eficiência é o aprendizado por hora (de ensino), afinal, o valor da universidade está em qual o impacto gerado na sociedade a partir do que se aprendeu na sala de aula".
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