O que perguntar antes de alugar um imóvel em Londrina?

1.445

Publicada 21 de Agosto, 2020 às 15:58

Compartilhar:

Atualmente boa parte da população mora de aluguel, mas ainda há dúvidas frequentes sobre a documentação, contrato, deveres do inquilino entre outras questões. Confira a seguir quais os principais itens que é necessário saber antes de alugar um imóvel:

A primeira coisa é realizar uma pesquisa, veja os quais os valores que são cobrados na região em que deseja alugar seu imóvel. E para não restar mais dúvidas procure ler sobre a Lei 8.245/91, que é a Lei do Inquilinato, assim você fica sabendo os direitos e deveres do locador e de locatário.

Normalmente, para poder assinar um contrato é necessário ter um fiador. Caso você não consiga um fiador veja se as imobiliárias em Londrina tem o seguro-fiança. Esse serviço é um valor que é pago mensalmente, assim você fica isento de buscar um fiador ou depositar valores absurdos.

Há outra maneira de garantir o contrato do aluguel, conhecido como título de capitalização, trata-se de uma quantia a ser definida pelo locador e pela imobiliária. Ele serve para manter a segurança do locatário, ou seja, o dinheiro será revertido a ele no caso de falta de pagamento, o valor também pode ser usado para reparos na propriedade.

Os contratos possuem um prazo mínimo de trinta meses, mas é possível fazer um novo, antes da data de vencimento. Outra questão importante de se atentar é que o valor do aluguel de apartamentos em Londrina e casas só pode ser alterado uma vez por ano e com apoio na tabela fixada no contrato.

Segundo a Lei do Inquilinato, a entrega do imóvel deve ser feita em perfeitas condições de uso, ou seja, não pode haver qualquer tipo de vazamentos, nem infiltrações e com as parte elétrica funcionando plenamente.

Quanto a você inquilino cabe pagar o aluguel sem atrasos, além disso deve cuidar do imóvel com responsabilidade. É importante ressaltar que caso o aluguel seja de uso residencial, ele jamais poderá ser usado de maneira comercial.

Fique atento a data de pagamento, pois o atraso e a falta do pagamento pode resultar em despejamento, os atrasos até podem ser negociados, isso se a multa estipulada no contrato for devidamente paga.

Outro item que gera multa é a quebra do contrato. Além disso, o inquilino deve comunicar ao dono do imóvel com trinta dias antes de deixar a residência. Esse procedimento deverá ser feito de maneira escrita e deve ser registrado na imobiliária escolhida.

O imóvel deve ser entregue da forma como o recebeu, e obviamente sem contas atrasadas.

Uma dúvida muito frequente é: se houver algum problema com no imóvel, como resolver?

Caso algo aconteça devido a clima ou qualquer outro fator, deve ser anotado por escrito e registrado qual foi o problema. Caso seja comprovada alguma irregularidade com as condições do imóvel , é essencial que seja informado ao locador.

Outra dúvida bastante comum são quais os juros e taxas que são de obrigatoriedade do locatário pagar. Bom, além da cobrança do aluguel, pode ser cobrado um valor de seguro ou entrada para encerramento do contrato.

E caso o aluguel seja de um apartamento, o valor de condomínio e IPTU também devem ser pagos pelo inquilino e também as taxas extras em caso de despesas gerais com o condomínio.

Coisas no imóvel que você deve observar antes de alugar

Antes de assinar o contrato é necessário analisar com calma alguns detalhes do imóvel. Pode parecer besteira, mas veja as tomadas, pois elas devem estar em todos os cômodos.para que você não precise instalar mais, ou quebrar paredes.

Também analise se elas funcionam.Você pode fazer testes também, ligue dois aparelhos ao mesmo tempo e veja se não há algum tipo de sobrecarga. Isso pode te evitar futuros sustos e até mesmo incêndios.

Outro item a ser verificado é se há infiltração ou bolor, veja se nas paredes existem manchas, elas podem mostrar vazamentos.

Caso você tenha carro, verifique se o espaço na garagem é suficiente. E caso não tenha garagem, analise se há possibilidade de estacionar em algum local mais próximo e seguro.

Também é importante verificar as janelas. A presença de anúncios luminosos ou um prédio na frente da janela pode atrapalhar seu sono.

Também é recomendado verificar se as portas e janelas estão em plena funcionalidade. Uma por questões de segurança e outra por questão de comodidade, não dá para ficar com uma janela fechada num dia quente.

Caso você opte por casas para alugar em Londrina mobiliadas, o ideal é fazer uma lista de todas as coisas e se possível junto com o proprietário e por segurança anexe a lista no contrato de aluguel. Claro que você não precisa chegar todos esses itens sozinhos, existem especialistas que podem realizar uma vistoria no imóvel.

Todos esses cuidados irão te poupar de inúmeras dores de cabeça no futuro. Portanto siga as dicas passo a passo. E não se esqueça de contratar uma imobiliária de confiança e de fazer muita pesquisa antes de firmar o contrato.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam o que perguntar antes de alugar um imóvel!

Redator Fonte : Nara Ferraz / Imagem: Pixabay

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Stilos Hair Salão de Beleza

(45) 9910-78181

(45) 99107-8181

Rua Presidente Médici, 865 Belo Horizonte

Mecânica e Guincho Mendes Car

(45) 3264-9115

(45) 99820-7647

Rua Santa Catarina, 4733

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo