Itaipulândia: Município registra 124 casos de Covid-19 nas aldeias indígenas

Nesta segunda-feira o município também confirmou transmissão comunitária do vírus

3.558

Publicada 03 de Agosto, 2020 às 14:48

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Município de Itaipulândia registrou, oficialmente, 124 casos de Covid-19 nas aldeias indígenas Atý Mirí e Vy A Renda, nas comunidades de Base Náutica e Lindamar. O resultado saiu por meio de testes de Diagnóstico Sorológico de Covid-19 para anticorpos Ig-M e Ig-G, aplicados pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e coletados pelas equipes de Atenção Básica e Agentes Comunitários de Saúde.

A testagem foi solicitada pela Promotoria do Ministério Público do Estado do Paraná via inquérito epidemiológico nas aldeias. Dos 143 pacientes testados, 124 (87%) positivaram para Covid-19. Destes, 94 (75%) estão ativos e 30 (24%) já estão recuperados. Apenas 19 (13%) dos testes deram negativo.

Os pacientes positivados com Covid-19 (SARS-CoV-2) irão permanecer em isolamento. Além de fornecer os testes para o Coronavírus, o Município de Itaipulândia, por meio da Secretaria de Assistência Social, contribui na distribuição de cestas básicas e roupas para os moradores das aldeias.

Já a Secretaria de Saúde disponibiliza uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da equipe de Santa Inês para o atendimento dos indígenas, além de transportar profissionais e medicamentos às moradias, a fim de evitar o deslocamento da comunidade e possível contaminação. A aldeia Atý Mirí possui uma ACS integrante da tribo, mantida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

Transmissão comunitária
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, notifica que Itaipulândia se encontra em transmissão comunitária de Covid-19. Embora o número de casos tenha se mantido estável entre quarta e quinta-feira da semana passada, o município está em uma situação na qual já não é mais possível rastrear os focos do vírus.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Itaipulândia