TRE divulga projeto contra fake news nas eleições deste ano e garante votação segura mesmo com a pandemia.

O projeto é baseado em um programa do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) que usa de critérios internacionais de checagem.

2.501

Publicada 23 de Julho, 2020 às 08:52

Compartilhar:

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) lançou nesta quarta-feira (22), dois projetos para as eleições 2020 no estado. Um deles é o " Gralha Confere", que será a primeira central de combate a desinformação da Justiça Eleitoral.

O projeto é baseado em um programa do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) que usa de critérios internacionais de checagem.Através de um canal de comunicação específico do Gralha Confere, a população vai poder enviar dúvidas sobre notícias relacionadas ao processo eleitoral e a segurança do voto.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Tito Campos de Paula , não serão checadas informações de candidatos e partidos políticos.

O outro projeto lançado pelo TRE foi o Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. O objetivo é buscar mesários universitários. Os que aceitarem atuar nas eleições, ganharão até 60 horas de atividade extracurricular, sendo 30 para cada turno trabalhado, além de outros benefícios já concedidos para os mesários voluntários.

Durante a coletiva foram anunciadas ainda as novas medidas preventivas de combate ao coronavírus durante a votação como por exemplo, o uso de álcool em gel nas sessões de votação, espaçamento na fila entre os eleitores e também entre os mesários.

O tempo de permanência do eleitor no local de votação também deve ser reduzido já que por conta do coronavírus, o TSE deve excluir a identificação biométrica este ano. A pandemia também levou ao adiamento das eleições municipais de outubro para novembro. O vice-presidente do TRE-PR, Vitor Roberto Silva comenta que a maioria das datas foi adiada por 42 dias.

O diretor geral do TRE-PR, Valcir Momback afirma que mesmo com o adiamento, todo o trabalho de preparação e vistorias dos locais de votação já estão sendo feitos.

Além das medidas tomadas pelo TRE para as próximas eleições, o tribunal também aguarda a edição de uma cartilha do TSE com os protocolos que devem ser adotados nos dias de votação.

Reportagem: Taís Santana / Banda News

Foto: Divulgação / Band News

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo