Foz entra em estado de emergência com 87% de leitos de UTI ocupados

Foz do Iguaçu perto de zerar os leitos de UTI para Covid-19. Mais de 40% dos internados são de outros municípios

5.160

Publicada 26 de Junho, 2020 às 10:35

Compartilhar:

O sistema de saúde de Foz do Iguaçu entrou em "Estado de Alerta" nesta quinta-feira (25), com a ocupação de aproximadamente 87% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicados a pacientes de Covid-19. O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) está com quase todos os leitos ocupados, enquanto o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (MCPGL) tem 80% ocupado. A maioria dos internados é residente na cidade.

Desde que iniciou a pandemia do novo Coronavírus, na primeira metade de março deste ano, Foz do Iguaçu teve 562 casos confirmados da doença. Deste total, 325 já estão recuperados e não apresentam quaisquer sintomas, 211 apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar e 18 estão internados. O município contabiliza ainda oito óbitos em decorrência de Covid-19.

A situação mais crítica de ocupação de leitos de UTI em Foz do Iguaçu ocorre no HMCC. Das 10 unidades preparadas para pacientes infectados pelo novo Coronavírus, nove estavam ocupadas até o fechamento da edição, na tarde desta quinta-feira (25), sendo sete de Foz do Iguaçu e dois da região. O hospital dispõe ainda de 17 leitos de semi-intensivo Covid-19.

Alerta vermelho
O HMPGL, que é referência para tratamento de pacientes com Covid-19 na 9ª Regional de Saúde, chegou ontem a 85% dos leitos de UTI ocupados e entrou em alerta vermelho (Estado de Emergência). Das 20 estruturas do local, 17 estão com pacientes em estado grave da infecção do novo coronavírus e quatro estavam disponíveis.

De acordo com a edição 21 do Boletim Diário do HMPGL, do total de leitos de UTI, sete são ocupados por moradores de Foz do Iguaçu e 10 de outras cidades. Dos 12 leitos de isolamento transitório, oito estão ocupados (67% do total) e quatro disponíveis (33%). A Ala Covid-19 conta também com 50 leitos de enfermaria. Deste total, 12 estão ocupados (24%) e 38 permanecem disponíveis (76%). 

Ao todo, são 36 pacientes internados - seis são casos suspeitos e estão em investigação, 28 foram confirmados com a doença e dois casos foram descartados. Do total, 19 são moradores de Foz do Iguaçu (53%), 10 da abrangência da 9ª regional que inclui Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Itaipulândia, Ramilândia e Matelândia (28%) e sete de outras regionais (19%).

Novos casos
A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou, em boletim na tarde desta quinta, 17 novos casos positivos de Covid-19, totalizando 562 casos da doença no município. São 13 mulheres e quatro homens com idades entre 12 e 71 anos.

Dentre os novos casos, 14 pessoas estão em isolamento domiciliar e três em internados, informa em nota a Prefeitura. A Vigilância Epidemiológica monitora todos os casos confirmados, bem como os contatos próximos dos pacientes, a fim de evitar a disseminação da doença.

Fonte: GDia

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais