Departamento de Meio Ambiente de Missal orienta população sobre o descarte correto de rejeitos

2.423

Publicada 25 de Junho, 2020 às 09:40

Compartilhar:

A exemplo de municípios da região, o Departamento de Meio Ambiente de Missal está repassando informações de orientação quanto ao descarte correto do lixo, principalmente, caso a pessoa seja caso confirmado da Covid-19. 

Como todos bem sabem, a limpeza pública é essencial e fundamental para a saúde da população. Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, essa necessidade aumenta, se tornando necessário o descarte correto dos resíduos. 

O objetivo de tais orientações, é sobretudo preservar a saúde das pessoas que atuam na recolha desses materiais, e a população precisa contribuir para evitar que quem estiver trabalhando pra manter a cidade limpa e organizada, não seja contaminado. 

As orientações servem principalmente às pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19, que estejam em isolamento domiciliar. A esses a recomendação é de que todos os materiais de higiene pessoal, como máscaras descartáveis e luvas (incluindo as embalagens), sejam separados e colocados em dois sacos de lixo resistentes e descartáveis, um dentro do outro, não os enchendo até a borda para que possam ser lacrados e/ou fechados de forma devida. 

Além disso, é ideal identificar os tipos de descarte, para que o trabalhador do serviço de coleta de lixo não seja prejudicado com um possível contágio. Colocando esses materiais em bolsas escuras, por exemplo, os servidores que estiverem recolhendo vão saber que se trata de material possivelmente contaminado. 

Para as pessoas que não estejam contaminadas e nem com suspeita da doença, a recomendação é que o descarte seja feito de forma consciente, pensando nos profissionais que atuam na recolha do lixo. Caso utilizem materiais como máscaras e luvas, devem descartá-los como lixo comum, mas devidamente acondicionados e identificados.

 

SEM suspeita de Covid-19 em casa:


- Continue separando o lixo reciclável do comum;

- Luvas e máscaras devem ser descartadas no lixo comum;

- Coloque os sacos para coleta de acordo com o dia e horário do recolhimento na sua rua.

 

COM suspeita da Covid-19 em casa:


- Não separe mais o lixo reciclável do comum;

- Use dois sacos para acondicionar o lixo e não esqueça de fechá-los corretamente;

- Os sacos devem ser fechados com lacre ou nó quando tiverem até 2/3 (dois terços) de sua capacidade. Não encher o saco até a borda, deixar espaço para fechar sem se contaminar;

- Coloque os sacos para coleta de acordo com o dia e horário do recolhimento na sua rua.

- De preferência, utilize bolsas escuras para identificar os materiais.

 

Fonte: Assessoria

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal