Solenidade de Corpus Christi não terá confecção de tapetes neste ano em Missal

Haverá procissão em carro aberto pelas ruas da cidade sem a presença da população

2.931

Publicada 10 de Junho, 2020 às 10:21

Compartilhar:

O ano de 2020 tem sido muito diferente de outros anos em diversos aspectos. Uma tradição da Igreja Católica é fazer a confecção de tapetes por ruas da cidade, para a procissão de Corpus Christi. Porém, neste ano, a tradição tende a se adaptar a uma nova realidade. A Pandemia do novo Coronavírus no mundo, impede que as celebrações e a tradição sejam realizadas. 

Em Missal, haverá missa em dois momentos, um para o público em geral e outro para os grupos considerados de risco para o novo Coronavírus. Da mesma forma adoração ao santíssimo em dois momentos distintos para esses públicos. E haverá, ao invés da procissão com as pessoas na rua, uma procissão em carro aberto pelas ruas da cidade com a benção do santíssimo. 

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Missal, Pe Agostinho Gatelli, em seu perfil no facebook publicou algumas orientações à população. "Pedimos a colaboração de todos: Nas Missas, Cultos e nos momentos de adoração é obrigatório o uso de máscaras, manter o distanciamento recomendado, higienizar as mãos ao entrar e ao sair da Igreja. Desta forma estaremos cuidando uns dos outros", postou. 

O Bispo Diocesano, Dom Sérgio de Deus Borges, enviou algumas orientações às paróquias. "No próximo dia 11 de junho na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, não poderemos realizar as procissões em honra do Senhor, mas vamos celebrar criativamente sua presença amorosa, restauradora e salvadora na luta contra o Mal, contra o esmorecimento e pedindo a graça de vencermos esta Pandemia".

 

Programação de Corpus de Corpus Christi em Missal

 

08h30 - Santa Missa na Igreja Matriz (Comunidade em Geral) e Celebração da Palavra (culto) em todas as Comunidades da Paróquia. 

Das 9h30 às 10h45 - Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento por algumas ruas da cidade. (O padre estará passando com o Santíssimo Sacramento em carro aberto e com um carro de som na frente). OBS: Não haverá procissão com pessoas nas ruas. 

10h30 às 14h30 - Momento individual de adoração ao Santíssimo Sacramento para a Comunidade em Geral. 

14h30 às 15h45 - Momento individual de adoração ao Santíssimo Sacramento para os Idosos e pessoas do grupo de Risco. 

16h - Santa Missa na Igreja Matriz para os Idosos e pessoas do grupo de risco.

 

Procissão em Carro Aberto

 

A Diocese de Foz do Iguaçu, a qual pertence Missal, sugeriu para que nas ruas por onde o Santíssimo passar, cada família seja convidada a colocar em frente à sua casa, uma mesinha com toalha branca, um Crucifixo e uma vela acesa, e aguardarem em oração a bênção do Santíssimo Sacramento. 

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Missal, informou o roteiro da procissão em carro aberto que será realizado:

 

Ruas que serão percorridas com o Santíssimo Sacramento


SAÍDA EM FRENTE À IGREJA MATRIZ, seguindo à direita na RUA DOM PEDRO I, até a RUA FLORES DA CUNHA, virando à esquerda, seguindo até a RUA SEIS DE MARÇO, virando à esquerda até a RUA ARTHUR FOLLMANN, à direita até a RUA PEDRO SCHERER, à esquerda até a RUA DA PRODUÇÃO. 

À esquerda na RUA PADRE ANCHIETA, atravessando a AVENIDA DOM GERALDO SIGAUD, seguindo na RUA BOM PASTOR até RUA FLORES DA CUNHA, à direita até a RUA JOÃO XXIII, virando à direita e até a RUA SANTA CRUZ, seguindo até a RUA DO IMIGRANTE (RUA DA APAE), virando à esquerda na RUA FLORES DA CUNHA, virando à esquerda na RUA DO BOSQUE, até a RUA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO. 

Em seguida virando à direta e seguindo até a RUA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (atrás da Igreja Matriz), seguindo à direita até a RUA BRASIL, à esquerda até a RUA JOÃO XXIII, virando à esquerda até a AVENIDA DOM GERALDO SIGAUD, virando à esquerda até a RUA DOM PEDRO I (virando à direita na IGREJA MATRIZ), seguindo até a RUA NOSSA SENHORA DA LUZ, à direita até a RUA PADRE AMSTAD (rua do lado do SICREDI). 

Após, virando à esquerda na RUA PARANÁ e seguindo, passando em frente ao Cemitério Municipal até a RUA MINAS GERAIS, virando à direita até a RUA RIO GRANDE DO SUL, virando à esquerda na RUA SÃO PAULO, seguindo até a RUA MACHADO DE ASSIS, à direita, seguindo até a RUA CAMPO GRANDE, virando à esquerda e seguindo até a RUA PARANÁ, virando a direita (passando em frente à CAPELA SANTA LUZIA). 

Para finalizar, segue pela RUA TANCREDO NEVES até a PR 495, virando à esquerda até a AVENIDA JOHN KENEDY, seguindo até a RUA DO IMIGRANTE, virando à esquerda, seguindo até a RUA MARECHAL DEODORO, à direita até a RUA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, virando à esquerda e seguindo até a RUA NOSSA SENHORA DA LUZ, virando à direita e seguindo até a RUA DOM PEDRO I, virando à direita até a IGREJA MATRIZ.

 

Corpus Christi

 

A Solenidade de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade. É uma profissão de fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Na Quinta-Feira Santa, iniciando o Tríduo Pascal, celebra-se a instituição da Eucaristia. A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, durante o Tempo Comum, é como um eco dessa celebração do Tríduo Pascal. 

A Eucaristia celebra a Aliança eterna e definitiva de Deus conosco, selada pelo sacrifício único de Jesus Cristo. Seu gesto de amor e entrega basta para sempre e permanece atual em todo o tempo e no decorrer da história da salvação da humanidade.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal