Prazo de vacinação contra a gripe é prorrogado em Missal

2.640

Publicada 02 de Junho, 2020 às 09:23

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Ministério da Saúde, em comum acordo com os Estados e Municipios, prorrogou o prazo da campanha de vacinação contra a gripe, prevista para o dia 05 de junho, até o dia 30 de junho. A decisão foi tomada, pois, apenas 20,73% dos municipios do País atingiram os 90% do público-alvo preconizado inicialmente. A procura pela vacina foi intensa no primeiro grupo, com os idosos. Os grupos subsequentes, não aderiram tanto à vacinação, o que preocupa as autoridades.

 

Em Missal os pontos de vacinação continuam os mesmos: A Unidade de Saúde do Centro, Unidade de Saúde do Bairro Renascer e as Unidades de Saúde dos Distritos de Dom Armando e Portão Ocoí. O Horário de vacinação é conforme o horário de atendimento de cada Unidade. Todos os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde que ainda não se vacinaram, devem procurar uma Unidade de Saúde para efetuar a vacina contra a Influenza.

 

Grupo prioritário

 

Nesta última etapa, fazem parte do grupo prioritário os adultos  de  55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. Ainda na última etapa de vacinação, estão os povos indígenas, crianças de 6 meses a menores  de  6  anos  de  idade, pessoas com deficiência, gestantes, mães no pós-parto com até 45 dias (puérperas).

 

Os motoristas, caminhoneiros, cobrador do transporte coletivo, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além dos adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, estiveram na 2ª etapa da campanha, também com baixa adesão e devem procurar as Unidades de Saúde.

 

Já as pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, foram os que mais procuraram a vacina, pois, fizeram parte do primeiro grupo prioritário. Porém, se alguém desse grupo ainda não se vacinou e deseja se vacinar, da mesma forma deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, principalmente nos horários com menor aglomeração de pessoas.

 

Porque se vacinar?

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra influenza contribuirá sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade  decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos-alvo definidos, em especial frente a situação que o país enfrenta com a pandemia de coronavírus.     

 

A prorrogação do prazo para a vacinação é mais uma oportunidade para que as pessoas contempladas nos grupos prioritários possam receber a vacina influenza nos serviços de saúde.

 

Dados sobre a campanha

 

O ministério da Saúde informa ainda os dados parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). No que se refere  aos  resultados  da  Campanha  Nacional de Vacinação contra a Influenza, demonstra que foram vacinadas até 25 de maio um quantitativo de 48.059.096 pessoas de um total de 77.728.419 de pessoas, com alcance de uma cobertura vacinal de 61,83%.

 

A  meta  de  cobertura  vacinal  (90%) foi alcançada para os grupos das pessoas com 60 anos ou mais de idade (113,3%) e trabalhadores da saúde (103,01%), entretanto, a cobertura vacinal ainda não foi alcançada para os grupos prioritários convocados na segunda e terceira fase desta Campanha.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal