Covid-19: Moradora de Medianeira recebe alta da UTI

Ela ficou internada no Hospital Ministro Costa Cavalcanti durante 20 dias.

5.857

Publicada 29 de Maio, 2020 às 12:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

É o segundo internamento pelo SUS do novo coronavírus na unidade hospitalar, mantido pela usina de Itaipu. Da cidade vizinha de Medianeira, a mulher, de 66 anos, estava internada há 20 dias.

Maria Helena Franco, de 66 anos, teve alta no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira, 29, por volta das 10 horas, depois de 20 dias internada em estado grave. É o segundo caso de internamento do novo coronavírus na unidade hospitalar pelo Sistema Único de Saúde, sem custos ao estado ou ao município.

Maria Helena foi recepcionada pela família sob aplausos e música ao violino da equipe do HMCC. Com o diagnóstico de covid-19 e doença cardíaca, a paciente, de 66 anos, foi transferida no dia 9 de maio de Medianeira, cidade onde mora, para Foz do Iguaçu, com quadro de saúde grave. Dois filhos dela, que estavam com a doença e foram atendidos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, também tiveram alta, na última quarta-feira (27).

O HMCC, que mantém uma ala exclusiva para covid-19 para casos de comorbidades e sobrecarga de leitos públicos da região, colocou toda a equipe à disposição da paciente. "Foi um esforço concentrado para salvar a vida dela. Estamos muitos felizes com mais esta alta", disse o diretor técnico do hospital, Dr. Rodrigo Romanini.

A Itaipu Binacional investiu recursos para a criação de uma ala exclusiva de atendimento de pacientes com novo coronavírus no HMCC, com 15 leitos de UTI e 12 de semi-intensiva. Os casos do SUS não cobrados nem do município nem do Estado.

Durante a internação, Maria Helena permaneceu intubada por um longo período e foi necessário o uso de ventilador mecânico. Ela recebeu tratamento à base de hidroxicloroquina em combinação com azitromicina, associados a outros medicamentos.

Esse protocolo é o mesmo adotado por hospitais de referência em casos de internamento de pacientes graves da covid-19, como o Hospital Alberto Einstein, em São Paulo, um dos mais respeitados do mundo.

Segundo Dr. Rodrigo, a instituição adota no atendimento a pacientes com diagnóstico do novo coronavírus protocolos clínicos modernos e atualizados em alinhamento com o Ministério da Saúde e dispõe dos melhores recursos existentes para o sucesso terapêutico.

Para o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, é uma grande alegria compartilhar esta notícia com toda a sociedade. "Além de comemorarmos a vida salva de mais uma paciente com covid-19, nos sentimos muito felizes porque devolvemos recuperada dona Maria Helena a seus familiares".

Chorando, Maria Helena agradeceu todo o carinho e profissionalismo durante o atendimento: "Muito obrigada por tudo que vocês fizeram por mim. Estou muito emocionada. Obrigada de coração".

 

Foz do Iguaçu

Até esta sexta-feira (29), Foz registrava 124 casos confirmados da doença; 96 já estão recuperados, 20 estão em isolamento domiciliar e cinco pessoas estão internadas. O município contabiliza três óbitos.

Assessoria

Fonte: Portal da Cidade Foz

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Disk Gás do Leandro

() -

(45) 99913-1729

Rua Belém, 2390 Condá

Alfa Oeste Corretora de Seguros

(45) 3264-5227

(45) 99989-2007

Av. Brasilia, 2180

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira