Pró-Heróis: Conheça movimento que criou espaço de bem-estar para profissionais da saúde

Em meio à crise causada pela pandemia, movimento arrecada mais de 9 toneladas de alimentos e cria espaço de bem-estar para os profissionais da saúde de Foz do Iguaçu.

3.009

Publicada 14 de Maio, 2020 às 17:04

Compartilhar:

Com o intuito de enfrentar o momento complicado que a crise causada pela pandemia da COVID-19 instaurou no mundo todo, aqui em Foz do Iguaçu, um movimento chamado GRUPO DE VOLUNTÁRIOS PRÓ-HERÓIS DE FOZ DO IGUAÇU surge como resposta às diversas necessidades que a sociedade vem apresentando durante esse período difícil de isolamento social e quarentenas intermináveis.

O grupo é composto por diversas empresas, organizações e voluntários, sem vínculo partidário. O movimento, em apenas 2 meses, e em parceria com várias iniciativas da cidade de Foz do Iguaçu e de empresas da região, conseguiu arrecadar 9.924,22 kg de alimentos para serem doados às famílias carentes cadastradas na secretaria de Assistência Social de Foz. 

Parte desta doação (alimentos perecíveis, na sua maioria) está sendo utilizada para a produção de 140 lanches diários. Já foram produzidos mais de 5.300 lanches pelo Batalhão do Exército, que são entregues todos dias para os profissionais da saúde escalados para atuar no combate ao coronavírus no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, que também atende a todos os municípios da 9ª Regional da Saúde (Missal, Ramilândia, Matelândia, Medianeira, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu).

 

BEM-ESTAR E PROTEÇÃO AOS PROFISSIONAIS

A equipe médica à frente do combate do COVID-19 no Hospital Municipal também tem recebido atenção especial do GRUPO DE VOLUNTÁRIOS PRÓ-HERÓIS. E são duas linhas de atuação: bem-estar e proteção. No caso do bem-estar, foi preparada uma sala de descanso para os profissionais de plantão com terapias alternativas, apoio espiritual e psicológico.

Outro cuidado é com a proteção individual de cada médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, pessoal da limpeza, atendimento. Foram arrecadados 100 toucas descartáveis, 700 luvas e 1512 kits de higiene pessoal com shampoo, condicionador e sabonete para serem usados durante os plantões e mais de 223 litros de álcool em gel.

Além disso, também conseguimos mais de mais de 1.000 máscaras de tecido, confeccionadas por voluntários espalhados em todos os bairros da cidade, que foram distribuídos entre os profissionais da saúde do Hospital e o excedente, destinado às famílias que já ajudamos com as cestas básicas.

 

SEM INTERRUPÇÃO

O coordenador das doações do GRUPO DE VOLUNTÁRIOS PRÓ-HERÓIS, Ricardo Flores, explica que as arrecadações vão continuar, especialmente com a retomada da economia no país todo. Quem quiser ajudar é só entrar em contato pelo telefone listado ao final da matéria ou levar a sua doação até o Batalhão do Exército de Foz do Iguaçu, na Avenida República Argentina, 593, no horário das 8h às 12h.

 

Destacamos os principais itens necessários para doação:

· Insumos para produção de lanches: pães, presunto, queijo, salame, salsicha, ovos, farinha

· Bebidas não-alcóolicas: água, refri, sucos, chá gelado, café, leite, achocolatado

· Hortifrutis: frutas de fácil consumo, saladas, verduras

· Condimentos e temperos: açúcar, sal, temperos prontos, óleo

· Lanches e sobremesas prontas: pão de queijo, petit four, salgados em geral, sorvetes, bolos, biscoitos

· Itens/lanches para aumentar a imunidade: aveia, chia, iogurte, gengibre, lanches saudáveis;

· Embalagens e utensílios para servir os lanches: copos descartáveis, guardanapos, saco plástico ou pacote, pote isopor ou marmitex de alumínio, sacola plástica, colherinhas/mexedores para café, papel alumínio

· Kit Higiene

· Máscaras Caseiras de tecido

· Máscaras e luvas cirúrgicas

 

AJUDA DA REGIÃO

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu é responsável pelo atendimento de casos vindos dos municípios que fazem parte da 9ª Regional da Saúde, ou seja, moradores de  Missal, Ramilândia, Matelândia, Medianeira, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu podem vir a ser atendidos pelo Hospital caso haja necessidade. Nesse cenário, a ajuda de toda a região é imprescindível, especialmente frente às previsões de pico de contágio previstas para este mês.

Se você é morador de algum desses municípios e tem condições de fazer qualquer tipo de doação dos itens listados acima ou quer contribuir de algum jeito, entre em contato pelos telefones abaixo ou nos procure pelas redes sociais (@proheroisfoz).

A ajuda de todos é necessária para manter o Hospital funcionando sem sobrecarga, e nossos "heróis" mais firmes e compromissados com a luta que, infelizmente, ainda não acabou.

CONTATOS

GRUPO PRÓ-HERÓIS (45) 99142-6362

Facebook Pró-Heróis

Instagram Pró-Heróis

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais