Cultos e Missas são autorizados em Missal com 50% da capacidade das igrejas

3.155

Publicada 29 de Abril, 2020 às 08:59

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O mais recente decreto municipal (nº 5372 de 27 de abril de 2020), prevê a autorização para a realização de cultos e missas, mas com a lotação de 50% da capacidade normal do templo ou igreja. Porém, é obrigatório o uso de máscaras, entre outras normas de higienização e distanciamento social, preconizados pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. A autorização segue para Igrejas, templos e demais estabelecimentos religiosos de qualquer doutrina.

Nesses espaços religiosos, deverá haver a disponibilização de álcool em gel 70%, em local sinalizado, para uso dos presentes e ainda deverão manter distância de 2 metros entre os participantes, evitando filas e aglomerações. Cada estabelecimento religioso deve providenciar organização e controle de pessoas na entrada, para que não haja aglomeração.

O decreto prevê ainda a obrigatoriedade em manter os banheiros limpos e higienizados, equipados com sabonete líquido, papel toalha em recipiente próprio e lixeiras acionadas por pedal.

Fica a orientação para que a participação de pessoas do grupo de risco (maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e gestantes) seja realizado em celebrações separadas da população em geral e com no mínimo 2 (duas) horas de diferença entre elas. , independentemente da situação, os participantes devem evitar contato corporal, como beijos, abraços e apertos de mão.

É obrigatório, ainda, a higienização dos microfones e utensílios utilizados durante a celebração, bem como a demarcação no chão da distância de pelo menos um metro nos corredores para distanciamento dos participantes. O estabelecimento religioso deve ainda intensificar a limpeza das superfícies, bancos, encostos antes e após as celebrações.

As decisões são tomadas com base nas avaliações feitas por uma equipe técnica, formada por profissionais da saúde, encaminhadas ao Comitê de Crise, via solicitações de cada segmento. É importante destacar, que se as medidas não forem seguidas conforma as recomendações, poderá haver o fechamento do estabelecimento, bem como, a volta das restrições.

No município de Missal, não há casos confirmados, e os 03 casos suspeitos que surgiram foram descartados via exame laboratorial. A situação do município continua favorável, no entanto, os cuidados devem ser mantidos, para que o município continue sendo considerado de baixo risco para infecção do novo Coronavírus.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal