Céu Azul tem 2 casos confirmados de covid-19

5.740

Publicada 25 de Abril, 2020 às 18:37

Compartilhar:

Embora os dois pacientes estejam se recuperando em Foz do Iguaçu, um hospitalizado e o outro em domicílio, tratam-se de cidadãos ceuazulenses.

O mais velho, 53 anos, tem histórico de viagem a outros estados e baixou ao hospital em Foz do Iguaçu após apresentar sintomas. O paciente possui comorbidades. Submetido a exame, testou positivo. Seu estado é considerado estável.

Já o mais novo, 28 anos, filho do paciente de 53 anos, também foi testado positivo, ainda que não tenha apresentado os sintomas da doença (assintomático). Ele encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo monitorado pelas equipes de saúde.

CASOS SUSPEITOS SOMAM 3
Dois novos casos suspeitos também foram registrados. Já foi feita a coleta de material para exame, sendo encaminhado ao Lacen - Laboratório Central do Estado do Paraná.

Com isso, são 3 casos notificados aguardando resultados de exames. Assim como a paciente notificada na quinta-feira (23), os pacientes, que apresentam sintomas da doença, encontram-se em isolamento domiciliar, em estado estável.

MEDIDAS PREVENTIVAS
A secretária de Saúde, Silvia Franceschini, reforça que todo os protocolos, com medidas preventivas, já foram desencadeados simultaneamente as notificações, não havendo razão para pânico. O monitoramento dos casos suspeitos é constante.

ALERTA
Com os casos confirmados, outros casos suspeitos apresentando sintomas, é necessário redobrar os cuidados. Nitidamente, parte da população, relaxou nos cuidados. Até mesmo o índice de pessoas usando máscaras nas ruas diminuiu.

Usar máscara sempre que sair de casa; lavar as mãos com frequência (bem lavadas com sabão) e fazer uso de álcool em gel, são hábitos mínimos de prevenção que todos devem adotar.

A PANDEMIA NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRA
Outra constatação é o número de crianças brincado em turmas. Não se trata de impedir a criança de brincar, mas aglomeração neste momento é no mínimo irresponsável. O Conselho Tutelar já está agindo no sentido de coibir a presença de crianças em logradouros públicos.

MINISTÉRIO PÚBLICO ORIENTOU A AGIR
A primeira abordagem é para orientação, na segunda a notificação (por escrito) e na terceira, será feito o encaminhamento ao Ministério Público, onde os pais responderão com base no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Assessoria Prefeitura de Céu Azul

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais