Cascavel: Exame descarta Covid-19 em criança que morreu com suspeita da doença no HU

Menina de 11 anos foi encaminhada de Assis Chateaubriand para Cascavel e morreu na manhã da quinta-feira (16)

4.677

Publicada 19 de Abril, 2020 às 09:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Exame realizado no Lacen (Laboratório Central do Paraná) descartou a contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no caso da menina de 11 anos que morreu com a suspeita de Covid-19 no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em Cascavel. A informação foi confirmada neste sábado (18).

A criança estava internada no hospital e morreu no quinta-feira (16). Segundo a unidade hospitalar, ela foi encaminhada de Assis Chateaubriand para Cascavel na madrugada do mesmo dia e faleceu durante a manhã. O teste rápido realizado na instituição testou positivo para a doença, mas a contraprova do Lacen apresentou resultado negativo.

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand informou que a menina foi internada no hospital da cidade na noite de terça-feira (14), com sintomas como febre e dor de cabeça, mas com a evolução do quadro clínico foi encaminhada na madrugada para HU de Cascavel, onde faleceu. Ainda conforme a pasta, ainda no hospital foi coletado material para confirmar se a paciente estava com dengue, pois os sintomas eram compatíveis com a doença.

O método utilizado para o diagnóstico foi o RT-PCR (biologia molecular). Os testes RT-PCR identificam o vírus que provoca a Covid-19 logo no início dos sintomas, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. Eles são usados para diagnosticar casos graves internados com a Covid-19.

Além disso, são utilizados na Rede Sentinela, que acompanha por amostragem a evolução da doença no Brasil, como os sintomas dos casos associados ao vírus tanto em quadros graves, na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quanto em casos leves, na Síndrome Gripal (SG).

Redação Catve.com

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais