Reabertura gradual do comércio em Missal será mantida com algumas alterações nas recomendações

A reunião de avaliação das medidas adotadas e as alterações ocorreu na manhã desta segunda na Câmara de Vereadores

2.296

Publicada 13 de Abril, 2020 às 16:25

Compartilhar:

Na manhã desta segunda-feira, 13 de abril, o Comitê de Crise de Missal, se reuniu para avaliar como ocorreu o funcionamento do comércio na semana passada, onde via decreto, foi autorizada a abertura gradativa. De um modo geral a avaliação da abertura das atividades que não são consideradas essenciais foi positiva, mas houveram ponderações quanto a postura da população.

 

Neste sentido, foi decidido manter a reabertura do comércio nos mesmos moldes da semana passada, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h e no sábado das 8h às 13h. Uma alteração foi a permissão da abertura de panificadoras, mini mercados e mercearias aos domingos das 8h ao meio dia. No entanto, aos supermercados não está autorizada a abertura aos domingos.

 

Ao Comércio não considerado essencial, foi recomendada a proibição do atendimento as pessoas que integram o grupo de maior risco, ou seja, gestantes, doentes crônicos e principalmente Idosos. Essa medida foi favorável e está mantida. A ampliação se deve a proibição do atendimento às crianças, portanto, menores de 12 anos. Uma recomendação importante é que a população evite se deslocar aos municípios vizinhos e somente saia se necessário.

 

As recomendações de isolamento social continuam, principalmente aos grupos de risco. Se durante a Páscoa alguém tenha recebido visita de familiares de fora de Missal, onde tenham casos confirmados da doença, deve ficar em isolamento. Essa medida serve para garantir a segurança não só da própria família como do restante da população. Caso tenha viajado para locais com casos confirmados, a recomendação é a mesma, deve ficar em isolamento.

 

Durante essa semana, 13 a 19 de abril, será recomendado o uso de máscaras aos atendentes e a toda população. A partir da próxima semana, segunda-feira, dia 20 de abril, o uso de máscaras em locais públicos em Missal, se tornará obrigatório. Essa é uma medida importante avaliada durante a reunião, em virtude de parte da população ainda não ter compreendido a necessidade de distanciamento social.

 

No entanto, isso não significa que as coisas voltam ao normal, as pessoas devem evitar aglomerações e ficar em casa, pois, ainda é a medida mais eficaz para evitar o avanço do Coronavírus, e dessa forma amplia as chances da doença não chegar, ou mesmo retardar a chegada da mesma ao município. As alterações e a avaliação foram publicadas na resolução nº02 do Comitê de Crise de Missal, que vai avaliar semanalmente a situação no município.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal