Com 23 casos confirmados de coronavírus, Paraná decreta emergência em saúde pública

Determinado fechamento de shoppings e academias com aumento de 9 casos em 24 horas

5.071

Publicada 19 de Março, 2020 às 16:32

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O governo do Paraná decretou estado de emergência em saúde pública, determinou fechamento de shoppings e academias por conta da pandemia do novo coronavírus. O decreto assinado nesta quinta-feira (19) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior vai facilitar a obtenção de recursos para o enfrentamento ao coronavírus no Paraná.

A medida, segundo o secretario do Estado da Saúde, Beto Preto, permite ao Estado dar uma resposta mais rápida para a mobilização dos órgãos estaduais nas ações de combate à doença.

Os casos confirmados do novo coronavírus subiram de 14 para 23 no Paraná, conforme boletim divulgado pelo secretário nesta quinta-feira, nove casos a mais que ontem. Além disso, 291 casos foram notificados e outros 146 ainda aguardam resultados.

Os novos casos contabilizados entre ontem e hoje são de cinco mulheres e quatro homens, todos de Curitiba. Há, ainda, outras quatro pessoas que testaram positivos, mas por exames de laboratórios não validados, informou Beto Preto. Esses casos serão retestados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo a Sesa, todos os confirmados são casos importados e ainda não há registro de transmissão comunitária no Paraná.

Uma das medidas anunciadas é a contratação de 360 profissionais concursados, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que irão ajudar a compor as atividades de saúde. "As equipes vão reforçar regionais da saúde, estruturas da Secretária de Estado da Saúde e ajudar a organizar ainda mais o nosso trabalho que está sendo feito para atender o estado do Paraná", informou Beto Preto.

O secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, reiterou os cuidados com idosos e a necessidade de evitar aglomerações. Além disso, pediu a suspensão de atividades em shoppings, galerias, comércios, academias e centros de ginástica.

DECRETO

Ainda pelo decreto ficam dispensadas as licitações para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta, de prestação de serviço e de obras relacionadas à reabilitação do cenário. Os contratos precisam ser concluídos em um prazo de 180 dias a partir da publicação do decreto.

Na quarta-feira (18), Ratinho Junior assinou quatro decretos para o enfrentamento da epidemia, incluindo um que institui o Comitê de Gestão de Crise para o Covid-19, que vai definir um plano de ação, prevenção e contingência em resposta à pandemia. O comitê vai sugerir as medidas de saúde necessárias para a prevenção, controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas.

Redação Catve.com

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Kogut Motos Peças

(45) 3264-9455

(45) 98402-8177

Av Brasil 2400

Desentupidora e Paisagismo Tigre

(45) 9992-57304

(45) 99139-1134

Av. Lagoa Vermelha, 2840 - Cidade Alta

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo