Polícia Civil restringe o atendimento presencial nas delegacias

3.354

Publicada 19 de Março, 2020 às 15:33

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta à população para que fique em casa e só vá a uma delegacia em casos urgentes.

A partir de quinta-feira (19) entram em vigor medidas visando conter a transmissão do novo coronavírus, de modo que isso não cause grandes impactos à sociedade que necessita dos serviços de polícia judiciária.

ATENDIMENTO - O atendimento presencial em delegacias da PCPR será restrito e limitado, a fim de evitar aglomeração de pessoas. Somente serão realizados atendimentos presenciais para confecção de Boletim de Ocorrência em casos graves e urgentes:

- homicídio, feminicídio e latrocínio;
- violência doméstica e contra crianças e adolescentes;
- estupro, sequestro e cárcere privado;
- roubos de veículos e cargas.

Também serão lavrados autos prisão em flagrante, bem como atendidos casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, demandando imediata intervenção policial.

Em caso de atendimento presencial, as pessoas devem seguir as seguintes orientação:

- ao entrar na recepção da unidade, lavar as mãos antes do atendimento;
- caso apresente sintoma respiratório de gripe (tosse, espirro, coriza, secreção nasal, etc) deve usar máscara cirúrgica;
-onde houver barreira de vidro que separe o servidor do público, adotar distância mínima de 2 metros para conversação.

Lembrando que antes de se dirigir à Delegacia, as pessoas podem obter informações ou tirar dúvidas pelos telefones 197 ou (45) 3264-2324, ou pelo e-mail [email protected]

SERVIÇOS ONLINE - Os registros de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a casos de furtos, desaparecimento de pessoa, perda ou extravio de documentos e objetos deverão ser realizados pela internet, através do portal da PCPR (www.policiacivil.pr.gov.br/Servicos).

CARTEIRA DE IDENTIDADE - O Instituto de Identificação irá suspender o atendimento para emissão e entrega de Carteiras de Identidade a partir do dia 24 de março, por 30 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

ALVARÁS - Os alvarás do Fundo Estadual de Segurança Pública emitidos pela PCPR, com vencimento a partir de 16 de março de 2020, ficam automaticamente prorrogados por 30 dias. Porém, isto não isenta o usuário do pagamento da taxa devida, devendo obter a guia de recolhimento no portal da PCPR (www.policiacivil.pr.gov.br/Servicos).

Os processos em trâmite para concessão de alvarás sobre produtos e atividades controladas pela Delegacia de Explosivos, Armas e Munições serão considerados "alvarás provisórios" a título precário, até o retorno do atendimento normal.  

ATIVIDADES ACADÊMICAS - As atividades acadêmicas presenciais na Escola Superior de Polícia Civil ficam suspensas até segunda ordem.

EVENTOS - Fica suspensa a realização de eventos culturais e comemorativos, bem como de coletivas de imprensa nas unidades da PCPR.

VISITA A DETENTOS - Visando a proteção de detentos, seus familiares e servidores de unidades carcerárias administradas pela PCPR, as visitas ficarão temporariamente suspensas. Salvo a visita de advogados.

Durante a suspensão das visitas, não serão recebidos alimentos e outros produtos trazidos por familiares e terceiros.

PORTARIA 004/2020 COVID-19

Com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira