Medianeira: Secretaria de Saúde modifica fluxo de atendimento

O fluxo de atendimento visa enfatizar a situação de epidemia de dengue e diminuição de risco de contágio do Covid-19. Além disso, confira as orientações principais para evitar contágio do coronavírus.

6.339

Publicada 18 de Março, 2020 às 13:55

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Secretaria de Saúde através da Prefeitura Municipal de Medianeira divulgou medidas para o fluxo de atendimento para a situação de epidemia de dengue e diminuição de risco de contágio do Covid-19.

O cronograma começa a partir de amanhã, dia 19 de março e também segue algumas orientações, tanto para a população como para os profissionais da área da saúde.

 

- Orientar os pacientes enquanto aguardam para atendimentos;
- Realizar uma avaliação criteriosa com os que apresentarem sintomas do vírus;
- Disponibilizar máscaras para os sintomáticos suspeitos de COVID-19;
- Evitar a divulgação de informações oficiais nas redes sociais (já que frequentemente essas informações serão atualizadas);
- Manter a limpeza frequente dos banheiros e desinfecção de superfícies.

 

ATIVIDADES ROTINEIRAS DAS UBS CANCELADAS:


- consultas médicas e de enfermagem eletivas;
- preventivo;
- puericultura;
- atendimentos odontológicos;
- solicitação de exames que não são prioritários;
- grupos (como orientações, caminhadas, educação física);
- reuniões de cogestão;
- visitas domiciliares por fonoaudiólogos, nutricionista e assistente social;
- consultas eletivas de nutrição.


ATIVIDADES ROTINEIRAS DAS UBS MANTIDAS:

- consultas até o 8 º dia para as mães e bebês;
- consultas de pré-natal
- consultas de pacientes com condições crônicas, que necessitam de receitas e visita domiciliar do médico/enfermeiro;
- coleta de exames (dengue, COVID-19, urgências);
- eletrocardiograma;
- dispensação de medicamentos;
- renovação de receitas de uso contínuo e extensão automática das receitas por mais 90 dias;
- vacinas;
- curativos.

AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE PRESTARÁ APOIO AO COMBATE A DENGUE;

Todas essas medidas devem entrar em vigor por tempo indeterminado, até que tenha mudança no cenário epidemiológico.

 

Orientações COVID-19 (CORONAVÍRUS)

A secretaria Municipal de Saúde comunica que até o presente momento não foi notificado nenhum caso suspeito de Coronavírus - COVID-19 no município e orienta à população em relação ao coronavírus-COVID-19:

1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO COVID-19 (CORONAVÍRUS 2019)


- Situação 1 - VIAJANTE: pessoa que apresente febre E pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) E com histórico de viagem para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias; OU
- Situação 2 - CONTATO PRÓXIMO: Pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) E histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias.


2. CASO PROVÁVEL DE DOENÇA PELO COVID-19
- Situação 3 - CONTATO DOMICILIAR: Pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias E que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia). Nesta situação é importante observar a presença de outros sinais e sintomas como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.
3. Todo pessoa advinda de viagens internacionais, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (45) 98821-4711 e será monitorada conforme Protocolo do Ministério da Saúde.


4. RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO E CONTROLE:
É prudente adotar os princípios básicos para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 05 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Evitar locais de aglomerações e locais fechados;
- Ficar em casa quando estiver doente e/ou com sintomas respiratórios;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- As pessoas idosas, evitar de sair de casa, pois são os mais vulneráveis à doença;
- O uso de máscaras está indicado somente aos pacientes que estiverem com sintomatologia respiratória, suspeito de Coronavírus - Covid-19;
- Não acredite em todas as informações lidas em redes sociais, a não ser que seja de fonte segura, como exemplo, do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.


Usar máscaras quando não indicado pode gerar custos desnecessários e criar uma FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA que pode levar a negligenciar outras medidas como práticas de HIGIENE DAS MÃOS!
Sugestão, baixar o app do MS que comunica informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a unidades básicas de saúde e hospitais:


iOS: Clique Aqui
Android: Clique Aqui

 

A orientação principal é para que as pessoas procurem postos de saúde, hospitais, UPA, e outros pontos de atendimento em saúde, em caso de extrema necessidade. Isso inclui o agendamento da Secretária de Saúde.

A Secretaria de Saúde está com um telefone de plantão para emergências em casos de sintomas e dúvidas sobre o Covid-19: (45) 9 8821-4711. 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira