Medianeira: Reunião com representantes da SANEPAR movimenta Câmara de Vereadores

Confira no vídeo como foi a reunião e as respostas da SANEPAR.

2.989

Publicada 04 de Março, 2020 às 16:38

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na tarde desta quarta-feira (04), após convocação da Câmara de Vereadores, representantes da SANEPAR estiveram presentes em plenária para uma reunião para esclarecer dúvidas em relação a situação do abastecimento no município.

Desde 2019 os rodízios constantes vem incomodando a população, que está em busca de respostas efetivas para a resolução desses problemas.

Entre as perguntas direcionadas feitas pelos vereadores, temas como investimento, obras em andamento, valores para manutenção, ar nos canos e continuidade no giro do hidrômetro, organização do rodizio, rede de esgoto, e mais.

O Gerente Regional da Sanepar, Nilton Luiz Perez Mollinari foi quem respondeu as perguntas e apresentou diversos dados sobre o abastecimento no município.

Entre os principais tópicos, destacamos alguns deles:

RODÍZIO DE ABASTECIMENTO

Segundo o gerente, o rodizio é feito através de quatro ponto de divisão no município, e em cada um dos dias um desses quatro pontos fica sem abastecimento por no máximo doze horas. Segundo ele, alguns lugares demoram para voltar o abastecimento normal por ficaram mais altos e terem maior concentração de pessoas. Importante citar que no inicio desta semana houve uma correção no nome dos bairros, que estava incorreta nos informes de rodízios divulgados pela empresa.

 

INVESTIMENTOS

Com o crescimento do município, os investimentos a serem feitos no sistema de saneamento é uma das maiores dúvidas dos medianeirenses. Segundo o Gerente Regional, o Rio Alegria opera com 40% de sua capacidade, e os poços artesianos existentes também estão com baixo nível de água por conta da falta de chuvas.

Ele também garantiu que em breve mais um poço artesiano começará a operar, no Bairro Jardim Irene, porém para que o mesmo trabalhe em sua capacidade plena precisa de novas licitações e investimentos.

O Gerente também garantiu que há estudos sendo realizados para que um novo rio faça parte do abastecimento, o Rio Ouro Verde, esses estudos de viabilidade vem sendo feitos há algum tempo, e até o momento não se sabe quando poderá acontecer a utilização deste manacial.

 

AR NOS CANOS

Diversas publicações no facebook de moradores indignados mostrando relógios contando o consumo, apenas com a passagem de ar pelos canos. Segundo o Gerente e um Engenheiro Responsável é comum que isso aconteça, e o que se pede é que os moradores entrem em contato com a Sanepar, para que se possa resolver a situação e caso necessário ser feita a devolução do dinheiro de cobrança indevida nas faturas, caso o valor da conta seja muito acima da média das faturas anteriores.

 

AÇÕES IMEDIATAS

Ainda segundo o Gerente algumas medidas estão sendo tomadas imediatamente, como o transporte de água através de caminhões pipas, e aceleramento na iniciação do funcionamento de um novo poço artesiano.

Ele também recomendou que todos possam ter um reservatório (caixa de água) para que a população não sofra tanto com os rodízios.

 

AÇÃO PÚBLICA

A presença de moradores indignados movimentou a reunião, e uma desses moradores manifestou sua opinião e também sinalizou uma ação pública que estará sendo protocolada junto ao Fórum Municipal para que medidas e providências sejam tomadas.

Confira no vídeo como foi a reunião e as respostas da SANEPAR.

 

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

D Paula Restaurante e Marmitaria

(45) 3264-7363

(45) 99968-8397

Av. Brasília, 1967

Endrigo Contabilidade

(45) 3264-2996

(45) 99969-4091

Rua Sta Catarina , 2001 s 1

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira