Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Estado do Paraná prestigia Pesca à Corvina em Missal

Na ocasião, Márcio Nunes e sua equipe, fez a soltura de alevinos no Lago de Itaipu e o plantio de árvores nativas

1.719

Publicada 02 de Março, 2020 às 13:59

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No último final de semana, dias 29 de fevereiro e 01 de março, Missal sediou o 20º Torneio Internacional de Pesca à Corvina, organizado pela Anpemi (Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal). Na ocasião, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, representou o Governo do Estado do Paraná, com o objetivo de impulsionar cada vez mais a pesca esportiva, porém com um cuidado em relação ao meio ambiente. 

Na oportunidade, as lideranças políticas presentes, juntamente com a diretoria da Anpemi, fizeram a soltura de alevinos e o plantio de árvores nativas. A ação foi na manhã de domingo (01) no Lago de Itaipu e contou ainda com a presença do Superintendente de Bacias Hidrográficas do Paraná, Francisco Caetano Martin (Chico), do Prefeito de Missal, Eduardo Staudt, do Presidente da Anpemi, Saul Kirienco e demais autoridades locais e regionais. 

O Secretário Márcio Nunes afirmou que o Governo do Estado do Paraná está encarando o Turismo como um Negócio. "Esse turismo de pesca é mais de um dos negócios nessa cadeia do Turismo, pois, ele é muito complementar, as pessoas que vem aqui atrás da Pesca, acabam participando do turismo gastronômico, conhecendo quem fabrica a cuca, os embutidos, as bolachas, uma série de produtos da região, se deparam com questões culturais", observa. 

Márcio ainda destaca que é possível fazer turismo e gerar renda, melhorar a vida das pessoas, cuidar do meio ambiente e recupera-lo, ao mesmo tempo. "É isso que devemos praticar, o turismo responsável", acrescenta. Neste sentido, foi criado o Programa Rio Vivo. "Vamos soltar mais de 3 milhões de peixes juvenis nas bacias hidrográficas do Estado do Paraná, plantar mais de 3 milhões de árvores, e auxiliar na coleta de lixo nos entornos", explica Nunes. 

O Projeto Rio Vivo é coordenado pela superintendência de Bacia Hidrográficas do Estado do Paraná. O Superintendente Chico contou que dentro do programa, o papel do pescador é, além da própria pesca, soltar o peixe, soltar os alevinos, fazer o replantio, trabalhar com a Educação Ambiental nas escolas. "Tenho a certeza que o Programa Rio Vivo será o maior do País", exclama Francisco Caetano. 

Ainda de acordo com o superintendente Francisco, pela primeira vez o Governo do Estado está incentivando o turismo da pesca esportiva e a pesca em geral. "Governador determinou, vamos incentivar a pesca, mas vamos soltar peixe, vamos plantar árvore e vamos recolher o lixo dos rios, essa é a mensagem que deixou o governador, e que o Programa Rio Vivo deixa também", finalizou. 

O Prefeito de Missal, Eduardo Staudt, agradeceu ao secretário Márcio Nunes, toda sua equipe, e ao governo do Estado do Paraná, pelo carinho dedicado ao município de Missal e toda região. "Está demonstrando também às pessoas, que a gente precisa usar as coisas de maneira correta para que as futuras gerações possam utilizar também", salienta. E ainda destacou a organização do 20º Torneio Internacional de Pesca à Corvina. "Todas as equipes que estiveram trabalhando demostraram a capacidade que Missal tem de organizar grandes eventos", conclui.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal