Foz do Iguaçu registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Trata-se de uma paciente de 23 anos, vinda de Roma, na Itália.

6.657

Publicada 29 de Fevereiro, 2020 às 20:37

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através da Vigilância Epidemiológica, divulgou um comunicado na tarde deste sábado (29), informando que foi identificado o primeiro caso suspeito de Coronavirus em Foz do Iguaçu.

Trata-se de uma paciente de 23 anos, vinda de Roma, na Itália. Ela chegou na cidade no dia 16 de fevereiro, e no dia 21 iniciou um quadro de tosse. Neste sábado (29) a paciente procurou a UPA Dr Walter Cavalcante, no Morumbi, apresentando febre e tosse, sem outros sintomas. Devido ao quadro clínico, o caso foi encaminhado ao CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), que classificou como caso suspeito. 

Todos os materiais coletados serão encaminhados ao Lacen, em Curitiba, e as orientações quanto ao isolamento da paciente foram repassadas aos familiares pela equipe médica.

Como o caso é classificado como baixa gravidade, ela permanecerá em quarentena, na própria residência, enquanto aguarda os resultados dos exames.

Enquanto esteve na UPA, a paciente permaneceu isolada com uso de máscara e todos os demais procedimentos foram adotados pela equipe médica.

Logo após divulgar a nota, a Secretaria de Saúde informou que:

Com a divulgação do primeiro caso suspeito de Corona Vírus em Foz do Iguaçu, é natural que surjam dúvidas e questionamentos. É importante esclarecer que:

1) Trata-se apenas de um caso suspeito, devido à paciente ter sintomas de gripe e residir na Itália. Toda a análise ainda será feita para descartar ou não o caso.

2) Trata-se de um caso de baixa gravidade, tanto que a paciente ficará de quarentena, na própria casa, com acompanhamento da equipe médica e de vigilância.

3) As pessoas que tiveram contato com a paciente, serão contactadas pela equipe médica e monitoradas, até a conclusão da análise laboratorial do caso.

4) Não há motivo pra desespero, pra usar máscaras ou qualquer coisa parecida.

5) A chance do caso ser descartado, assim como os centenas de outros, pelo Brasil, é muito grande (já que Roma não está entre as cidades em epidemia na Itália).

Com informações da Comunicação Social da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais