Sanepar suspende rodízio no abastecimento de água em Medianeira

As últimas chuvas e a colaboração da população contribuem para que o sistema atenda a demanda da cidade pelos próximos dias

3.573

Publicada 27 de Fevereiro, 2020 às 10:31

Compartilhar:

O rodízio no abastecimento de água de Medianeira está suspenso temporariamente. As chuvas dos últimos dias aumentaram as vazões dos mananciais que abastecem a cidade. Além disso, o apoio da população para o uso racional da água foi fundamental durante os sete dias do rodízio, permitindo que a Sanepar pudesse realizar as manobras necessárias a fim de garantir água tratada para todas as regiões da cidade, mesmo que de forma fracionada. Após avaliação da equipe técnica feita na manhã desta quinta-feira (27), foi descartada a aplicação das manobras no sistema de distribuição de água pelos próximos 7 dias. Na próxima semana, será feita nova avaliação dos mananciais e do sistema de abastecimento. Caso não volte a chover de forma regular, é possível que o rodízio seja retomado.

De acordo com o gerente regional, Nilton Perez, a Sanepar adotou todas as medidas emergenciais para garantir o abastecimento, mesmo assim não conseguiu manter o abastecimento de forma regular. "Nossos mananciais perderam a capacidade de produzir água em razão da estiagem prolongada, provocando redução de cerca de 40% na produção e distribuição de água tratada da cidade". Perez destaca ainda que a manutenção do sistema só foi possível com o apoio de todos. "Os moradores de todas as regiões da cidade entenderam que passamos uma das piores crises hídricas na região e contribuíram fazendo o uso racional da água", enfatiza o gerente.

Mesmo com a suspensão do rodízio, a Sanepar vai permanecer em alerta. Vale destacar que os poços e o Rio Alegria estão recuperando aos poucos as suas vazões.  No verão, as temperaturas tendem a se manter elevadas, o que faz com o consumo de água aumente também. O monitoramento continuará sendo feito diariamente para acompanhar vazões, consumo e armazenamento de água. Se houver necessidade de novas medidas, a Sanepar irá anunciar antecipadamente à população.

Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira