Paróquia: Quarta-feira de cinzas marca abertura da campanha da fraternidade

Eis a inspiração para vivermos o tempo quaresmal.

2.159

Publicada 26 de Fevereiro, 2020 às 11:10

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A quarta-feira de cinzas faz parte da estrutura litúrgica da Igreja Católica e dá abertura ao tempo quaresmal que é o início da caminhada espiritual, um tempo de reflexão, oração, jejum, arrependimentos dos pecados e de fazer um exame de consciência sobre a importância da vida e do comprometimento com ela.

Segundo o reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira, Padre Mateus Gonçalves da Silva, "as cinzas lembram uma atitude de penitência, que somos pó e ao pó da terra voltaremos, ela também nos reflete a dimensão da conversão, da verdadeira mudança".

Hoje também acontece a abertura da Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema, "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34), extraído da Parábola do Bom Samaritano. O Objetivo Geral é conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.

"A campanha fala justamente da atitude que veio do próprio Jesus, Ver e Cuidar do próximo. No texto base da campanha a Santa Brasileira, Irmã Dulce, é citada como exemplo, " disse Padre Mateus.

O cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020, remete à figura de Irmã Dulce, que foi canonizada em outubro de 2019. O cartaz também apresenta, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital baiana. A mensagem é de "vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado".

O tema da campanha da fraternidade vem para propor a todos cristãos um objetivo de caminhada. Ainda segundo o Padre, "a conversão as vezes começa pelo bolso, cobramos muito dos órgãos públicos e privados sobre o cuidado com a pessoa, mas a pergunta também é: e eu, o que estou fazendo para ajudar?

Em diversas ocasiões, o Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída ao encontro das periferias geográficas e existenciais. Contemplando a realidade como discípulos e missionários, nota-se diversos sinais onde a vida não é valorizada como dom.

Eis a inspiração para vivermos o tempo quaresmal. Coração que se converte é coração disposto a cuidar da vida em todas as suas formas e expressões, desde a concepção, passando pelo término natural, rumo a plenitude.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira