Município de Guaíra investiga possibilidade de coronavírus em paciente que veio da Itália

3.139

Publicada 26 de Fevereiro, 2020 às 08:21

Compartilhar:

As autoridades da saúde de Guaíra, no oeste do Paraná, investigam a possibilidade de um paciente que chegou da Itália estar com coronavírus. No entanto, como o homem não apresenta quadro de febre, não será contabilizado entre os casos suspeitos oficiais.

O protocolo do Ministério da Saúde foi colocado em prática de forma preventiva pela secretaria municipal da saúde de Guaíra. O paciente que veio da Itália tem 50 anos. Ele está isolado, em casa, e apresenta boas condições  de saúde.

Conforme a secretaria da saúde de Guaíra, o material para análise foi coletado na manhã desta terça-feira (25). Os exames iniciais serão feitos em Curitiba. Assim, a expectativa é de que um resultado preliminar seja divulgado dentro de alguns dias.

De acordo com a Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná), atualmente, o estado não tem nenhum casos suspeito do novo coronavírus. O homem de 50 anos chegou ao Brasil após visitar a Itália com a esposa uma amiga. Ele apresenta sintomas relativos a gripe, mas não teve febre. A alteração da temperatura corporal é um sintoma fundamental para determinar novos casos suspeitos do coronavírus.

Ainda conforme a Sesa, o hemisfério sul entra, em algumas semanas, na época mais propícia para gripe. Assim, casos como esse ? suspeitos, mas não oficiais ? podem ser tornar mais comuns daqui em diante.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra, o paciente não apresenta sintomas graves de infecção, nem febre. No entanto, como esteve recentemente na Itália, onde há circulação ativa do coronavírus, o caso é tratado como suspeito.

CASOS DA ITÁLIA PREOCUPAM
Diferentemente dos três casos anteriores investigados e descartados no Paraná, desta vez a suspeita vem um pessoa que veio da Itália, e não da China.

Assim, as medidas de segurança foram tomadas para evitar que haja propagação do vírus no Paraná. A secretaria da saúde de Guaíra não divulgou informações específicas sobre o paciente isolado em casa. Ainda de acordo com as autoridades da saúde de Guaíra, estão sendo adotadas todas as medidas de orientação da Sesa.

Conforme o município, todas as pessoas que retornem de países com circulação do novo coronavírus, como China e Itália, serão submetidas aos mesmos exames até que as suspeitas sejam descartadas.

O QUE É O CORONAVÍRUS?
O Novo Coronavírus teve seu epicentro em Wuhan, na China. O vírus se trata de uma mutação da conhecida família de coronavírus, responsável por outras doenças que foram consideradas emergências globais, como Sars e Mers.

O primeiro caso da atual transmissão foi identificado no dia 7 de janeiro. No dia 11, um mercado de frutos do mar de Wuhan foi apontado como o ponto de partida da nova infecção.

De acordo com a OMS, o novo coronavírus matou 2,7 mil pessoas e infectou mais de 80 mil em todo o mundo.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.

O coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 dias em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Fonte: Paraná Portal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais