Secretaria de Saúde de Missal repassa Informações sobre o Cadastro Municipal de Saúde

1.514

Publicada 04 de Fevereiro, 2020 às 10:33

Compartilhar:

Na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro, no Informativo da Secretaria de Saúde na Rádio local, a Nativa FM, foram repassadas informações sobre a realização do cadastro municipal de saúde. Inclusive, há uma Instrução Normativa nº 01/2019 que aponta diversas orientações à população. 

Para quem já possui cadastro, deve ficar atento a atualização do mesmo, pois, caso haja mudança de endereço ou de telefone para contato, há dificuldade de localização para algum agendamento, ou repasse de informações necessárias. Portanto, é necessária a atualização do mesmo, sempre que houver alguma mudança dessas citadas. 

A Instrução Normativa aponta para itens obrigatórios a serem cobrados para realização do cadastro de saúde. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve apresentar algum, tipo de comprovante de vínculo e/ou moradia no município, como comprovante de água ou luz junto a Copel, Sanepar, Cerme, em nome do usuário ou contrato de aluguel registrado com reconhecimento em cartório. 

Caso o usuário não possua nenhum dos comprovantes, que também pode ser a matrícula dos filhos, caso houver, deverão ser acompanhados pelas ACS's (Agentes Comunitárias de Saúde) do seu território, onde elas farão visitas durante 03 meses, sem data e horário marcado, e terão a assinatura do morador por 03 meses. 

Ainda de acordo com a secretaria municipal de saúde, é necessário o CPF no cadastro, pois o financiamento do SUS é através do CPF, devido a esse documento ser único. "Moradores devem ajudar a fiscalizar sobre a falsificação de moradia, caso saiba de moradores que não residem, denunciem", informa a enfermeira Fabiane Junges. "Não tragam parentes para usufruir da saúde, pois estará tirando dos verdadeiros moradores o seu direito", acrescenta. 

Outra dica importante é que cada morador procure sempre a Unidade de Saúde a qual pertence para ser atendido, devido o acompanhamento e vínculo da Unidade com o Paciente. Onde é comprovada a não residência no município, o cadastro será bloqueado, pois casa, lavoura, empresa, não comprova moradia. 

"O Financiamento do SUS cobra acompanhamento, registro de visitas, consultas, participação em programas entre outras ações da saúde para que seja realizado o repasse do pagamento", informa a secretária Carla Laismann. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (45)3244-1112 ou diretamente na sua Unidade de Saúde.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal