CONSEG Medianeira: Cartilhas dão dicas de seguranças para população

A cartilhas abordam a segurança rural, residencial e do comércio. Confira todas as dias e as cartilhas completas abaixo.

1.918

Publicada 13 de Janeiro, 2020 às 11:36

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Para melhorar a segurança de todos, através de cartilhas produzidas pelas Polícia Militar, o Conselho de Segurança Comunitário de Medianeira está divulgando o material que foi desenvolvidos através de pesquisas com bases nos delitos ocorridos.

O principal objetivo do material é estruturar uma cultura de prevenção, onde todos possam atuar e buscar resultados, como um aumento na qualidade de vida, e melhora na segunça pública para toda a comunidade.

Algumas dicas básicas podem reduzir ou eliminar oportunidades para ação de deliquentes, e são apresentadas nas cartilhas abaixo:

 

POR UM COMÉRCIO MAIS SEGURO

Arquitetura contra o crime: Uma forma eficiente de evitar delitos por meio de adequações na arquitetura do ambiente, tornando os espaços mais seguros.

As mudanças são básicas: aumentar a visibilidade do local, com mais iluminação, reforçar os cuidados com o espaço territorial, controlar o acesso e saída de clientes.

Sempre optar por janelas amplas, portas com grande campo de visão, e iluminação. Cada construção tem a sua característica e cada um precisa de um cuidado adequado.

Confira na cartilha abaixo dicas essenciais de seguranças para o seu comércio:

CARTILHA PARA COMÉRCIO MAIS SEGURO

 

SEGURANÇA RESIDENCIAL

Nossas casas também podem e devem incluir em sua rotina uma cultura de prevenção contra o crime, e algumas dicas são essenciais:

- Alarmes e cães de guarda são sempre eficazes.

- Atender a porta somente após identificação e manter a porta da garagem sempre fechada, inclusive acompanhando o fechamento dos portões eletrônicos até o final.

- Sempre bom observar as proximidades ao sair ou retornar de sua casa, se perceber estranho, não entre.

- Uma lâmpada acessa a noite na área de maior risco é indicada.

- Se for viajar, avise parente ou vizinhos de confiança para dar uma olhada na casa.
 - Não dê informações por telefones para pessoas desconhecidas, e oriente pessoas próximas a não comentaram sobre os bens que a casa tem.

Confira na cartilha abaixo dicas essenciais de seguranças para a sua residência:

CARTILHA PARA SEGURANÇA RESIDENCIAL

 

SEGURANÇA RURAL

Uma forma muito eficiente de se evitar o delito é por meio de altera - ções na arquitetura ambiental das áreas rurais para tornar os espaços humanos mais seguros. Baseia-se em três estratégias básicas:

1- Vigilância natural : Quando maior a visibilidade do local maior a sua segurança

2- Reforço territorial: A comunidade rural deve considerar o espaço no entorno de sua propriedade como território seu, colaborando na sua manutenção e cobrando as medidas cabíveis dos órgãos competentes (estradas com pavimentação segura, substituição de lâmpadas queimadas, recolhimento do lixo, sinalização das estradas, entre outras). Delinquentes preferem atuar em lugares com aspecto de abandono.

3- Controle de acesso:  controlar corretamente a entrada e saída de colaboradores e visitantes é também uma das formas mais eficientes de se promover a segurança nas propriedades rurais. É importante manter o menor número possível de acessos à sua propriedade. O ideal é ter uma única porteira, isso torna a vigilância mais eficiente. Sugere-se ter uma casa com meio de comunicação nas proximidades da porteira onde se possa ter boa visibilidade e rápido contato com a administração ou com o proprietário.

Confira na cartilha abaixo dicas essenciais de seguranças para a sua propriedade rural:

CARTILHA PARA SEGURANÇA RURAL

 

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira