Medianeira: Onda de arrombamentos em residências e comércio preocupa moradores

A crescente onda de arrombamentos e furtos registrados nos últimos meses tem assustado moradores de Medianeira

7.895

Publicada 09 de Janeiro, 2020 às 12:19

Compartilhar:

A crescente onda de arrombamentos e furtos registrados nos últimos meses tem assustado moradores de Medianeira. Praticamente todos os dias acontecem delitos desta natureza no município, gerando apreensão na população.

Nos arrombamentos à residências, a maneira de agir dos meliantes é sempre o mesma, eles observam que não há ninguém nas casas e em plena luz do dia, adentram nos imóveis arrombando portas ou janelas e levam o que conseguem carregar, principalmente equipamentos eletrônicos e dinheiro, deixando prejuízo para os moradores.

Nos arrombamentos registrados em estabelecimentos comerciais, as ações seguem o mesmo "modus operandi". Eles aproveitam a madrugada para arrombar os estabelecimentos. Enquanto para comerciantes a situação é um pesadelo, para os ladrões, furtar as lojas virou quase que uma rotina ousada.

Relatos enviados à reportagem do Guia Medianeira por moradores, dão conta de que a onda de arrombamentos tem acontecido em todos os bairros da cidade.

REGISTRO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA 

Mesmo que o dano ou prejuízo seja de pequeno valor, é imprescindível que as vítimas de arrombamentos e furtos registrem a ocorrência, para que desta forma a polícia possa direcionar o policiamento para tentar coibir a ação dos marginais.

Os delitos de arrombamento e furto são difíceis de coibir e de investigar, a menos que os autores sejam pegos em flagrante furtando ou carregando bens furtados. Esse tipo de crime geralmente não deixa vestígios e ou indícios que indiquem a autoria, e normalmente não há testemunhas e tampouco a vítima pode oferecer informações úteis para a investigação, portanto, o trabalho da polícia quase sempre inicia do 'zero'.

ATITUDES SIMPLES PARA DIFICULTAR A VIDA DOS LADRÕES 

Faça as contas, quanto você gastaria para  consertar os estragos ou comprar novamente os bens furtados, caso a sua residência fosse arrombada. Segurança não é gasto, segurança é investimento.

A seguir vamos listar algumas dicas que você pode tomar para dificultar a vida dos ladrões:

1-Prefira portas maciças e com fechaduras resistentes

2-Utilize cadeados para reforçar portas e portões

3-Nunca deixar chaves nas fechaduras das portas, principalmente as que ficam próximas à janelas de vidro, pois quebrando o vidro é possível alcançar com o braço e destrancar a porta.

4-Instale grades nas janelas (inclusive no banheiro)

5-Instale um sistema de alarme. Existem vários modelos de baixo custo no mercado, com sensores colados nas portas e janelas, e quando são abertas, emitem sinais sonoros e assim informam que o imóvel foi invadido (Importante lembrar que não adianta somente instalar o alarme. Avise os seus vizinhos, pois assim, quando eles ouvirem um alarme disparado intermitentemente, possam ligar para a Polícia Militar pelo telefone 190).

6-Tranque alçapões que dão acesso ao forro da residência, evitando que os ladrões entrem pelo telhado.

7-Evite que toda a frente da casa esteja encoberta por muro ou portões que impeçam a visão de quem passa pela rua.

8-Lixeiras ou árvores próximas ao muro podem servir de suporte para alguém acessar o seu quintal ou telhado.

9-Se ao lado da casa tiver um terreno baldio, o cuidado deve ser redobrado, muro alto e cerca elétrica ajudam.

10-Se for viajar, avise um vizinho e peça alguém para verificar a casa regularmente.

11-Uma boa iluminação na parte externa ajuda a inibir que o imóvel seja arrombado durante a noite.

12.Por fim, câmeras de vigilância dispensam apresentações: são equipamentos que garantem que toda as atividades em pontos específicos da casa sejam monitoradas e possuem importante efeito inibidor nos criminosos. De maneira geral, utilizam-se câmeras de vigilância na entrada da casa, assim como em regiões que possam estar mais inseguras, como garagem, região dos fundos e ou internamente em locais de fluxo onde se deseje controlar. É fundamental que essas câmeras estejam atreladas a um sistema de gravação (DVR - Digital Video Recorder), para que as imagens gravadas sejam identificadas posteriormente. Recomenda-se que esse sistema de gravação possua um backup remoto (ou na nuvem - Internet) para que no caso de uma invasão, os criminosos não levem as gravações. É possível também, através da Internet, monitorar remotamente essas imagens por meio de um computador ou de um smartphone.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira