Limpe sua casa em 30 minutos

Quer limpar sua casa em 30 minutos? Acha que é impossível? A gente te conta como fazer isso.

3.681

Publicada 18 de Dezembro, 2019 às 10:51

Compartilhar:

Você chega do trabalho e parece que um furacão passou pela sua casa. Tudo fora do lugar e a quantidade de pó é astronômica. Desanima só de pensar em começar. E pra piorar, você nem sabe por onde começar. 

Calma! Existe solução. E a solução está em fazer uma bela faxina. 

Mas aí vem outra questão: você não tem tempo. 

Vamos te orientar em como fazer uma bela faxina em casa gastando 30 minutos. Sim, é possível. Mas você precisa focar e se organizar. Vamos lá? 

1 - Desligue o celular ou ponha um aplicativo para não mexer nele 
Isso mesmo, desligue o celular. Se você não quiser desligar, baixe um aplicativo que "te impossibilita" mexer no celular por pelo menos 25 minutos. Tem inúmeros desse tipo. Uma indicação é o Forest, no qual você "planta" uma árvore, que vai demorar 25 minutos pra crescer. Se você mexer no celular antes, você "mata" a árvore. 

Isso tudo por que? Porque se você quer limpar a casa em 30 minutos, não dá pra ficar com o celular na mão, parando pra ver notificações das redes sociais ou respondendo mensagens no whattsapp. A primeira coisa é foco. 

2 - Retire o lixo e recolha a bagunça
Nada pior que cheiro de lixo. Portanto, a primeira coisa é retirar todo o lixo. Isso inclui lixo do banheiro e lixo da cozinha (e se tiver mais algo espalhado pela casa, agora é hora de recolher). 

Pegue dois sacos plásticos grandes e vá recolhendo o lixo, deixando separado um saco só para o lixo reciclável. 

Aproveite e recolha a bagunça: roupa suja vai para o cesto de roupa suja ou já para máquina. Recolha sapatos, guarde-os no local apropriado, bem como objetos fora do lugar. Tudo tem que estar no seu devido lugar. 

Se você tem família morando com você, que tal integrá-los e fazer com que eles participem da arrumação da casa? Em tempos modernos, uma casa limpa e arrumada é obrigação de TODOS, portanto, ponha seus filhos, maridos, companheiras para te ajudar juntando toda a bagunça. 

Se você tiver ajuda, juntar o lixo e a bagunça te custará menos de 8 minutos. 

Se você for fazer tudo sozinho, você tem 10 minutos para cumprir essa etapa. 

3 - Limpe os quartos 
A limpeza da casa pode iniciar pelos quartos. Aqui é importante trocar a roupa de cama e tirar o pó do chão. 

Você pode remover o pó do chão com um aspirador de pó ou com um robô aspirador. No caso do robô, o interessante é que você pode deixá-lo fazendo a limpeza do chão, enquanto segue para outra etapa. 

Terminada a remoção de pó, passe um pano úmido com álcool no chão. Você também pode optar por mops, que já servem como utensílios que ao mesmo tempo retiram o pó e limpam o chão com produtos. 

A limpeza do quarto não deve demorar mais do que 8 minutos. 

4 - Siga para o banheiro 
A limpeza do banheiro pode ser feita de maneira rápida e eficiente. Aproveite que você recolheu o lixo e arrumou toda a bagunça e vá tomar um banho. Enquanto toma um banho aproveite para já esfregar o vidro do box. 

Jogue um pouco de água no chão e já esfregue o chão também. 

A pia pode ser limpa com um pano umedecido com desinfetante. Ou você pode usar bicarbonato de sódio e vinagre, para dar um brilho em torneiras. 

No caso do vaso, nada melhor do que água sanitária. 

O mesmo serve para o limo dos azulejos, aplicando água sanitária e esfregando, eles saem rapidamente. Outra opção é aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e limão. 

Se um banho curto dura 10 minutos, a limpeza do banheiro não pode durar mais que isso. Portanto, cronometre seu tempo para limpar o banheiro em 8 minutos 

5 - Limpe a sala 
Aqui, se a etapa 1 foi bem cumprida, é uma limpeza rápida. Basta passar o mop no chão, ou deixar o robô aspirador fazer seu trabalho e seguir para a próxima etapa. 

Se for limpar o pó dos móveis, faça isso com um lenço umedecido próprio para limpeza (à venda em muitos mercados). Você também pode optar por uma flanela para retirar o pó dos móveis. 

Se a sala estiver arrumada e você não tiver muitos objetos para retirar o pó, em 2 minutos você já resolveu essa etapa. 

6 - Por fim, a cozinha 
A cozinha é o último item da lista e uma cozinha arrumada é aquele na qual não há louça suja na pia. Portanto, se você tem muitas panelas para lavar, deixe as panelas na área de serviço e se dedique à isso com mais tempo. 

Aqui o tempo é curto e a limpeza da cozinha vai abranger passar uma bela esponja na pia. Você também pode usar os lenços umedecidos para limpeza do fogão. 

Depois, passe um mop no chão da cozinha com desinfetante. 

A limpeza somente da pia e do fogão, mais o mop não deve durar mais do que 5 minutos. 

Pronto! Etapas cumpridas e casa limpa. 

Óbvio que sobram alguns itens em relação à limpeza para fazer em outro dia, como lavar roupas e panelas. Mas a casa em si já estará limpa e arrumada. 

Texto por: https://www.totalconstrucao.com.br/

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira