Trupe da Saúde: Grupo de palhações visita hospitais de Medianeira

Confira no vídeo como foi a visita a Maternidade, e um recadinho especial da Trupe da Saúde para você.

1.420

Publicada 16 de Dezembro, 2019 às 15:23

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Com 20 anos de experiência nos principais hospitais de Curitiba, a Trupe da Saúde visitou Medianeira na última semana, e passou por dois hospital, São Carlos e Maternidade. A turnê no oeste também teve visitar na UOPPECAN de Cascavel e o Costa Cavalcanti de Foz do Iguaçu.

O grupo compartilhou sua metodologia de trabalho, que é reconhecida como tecnologia social, com paciente e profissionais da região.

Hoje, com 12 palhaças e palhaços profissionais, a Trupe da Saúde está integrada ao cotidiano de milhares de pacientes do SUS internados em Curitiba, visitando semanalmente os hospitais Pequeno Príncipe, Erasto Gaertner, Cruz Vermelha, Evangélico Mackenzie e Hospital de Clínicas da UFPR. Produzida pela ONG Unicultura desde 2001, a Trupe já atendeu 360 mil pessoas. A turnê no Oeste é promovida pela Lar Cooperativa Agroindustrial.

Metodologia

O elenco é composto por profissionais das artes cênicas, com registro profissional e formação na área, selecionados pela coordenação artística para fazer parte do projeto. Com 20 anos de experiência dentro dos hospitais e sempre em constante atualização, a Trupe da Saúde, respeita as rotinas de higienização, precaução de contato e cuidados especiais de cada unidade médica.

Em duplas, as palhaças e palhaços visitam semanalmente os mesmos quartos, corredores e enfermarias, interagindo com pacientes de todas as idades, acompanhantes e equipes hospitalares. O foco são as intervenções artísticas, afetuosas e empáticas, atentas às necessidades do ambiente e de cada paciente, com base nas linguagens da palhaçaria, do improviso, da música e do brincar.

Todas as semanas, o elenco tem encontros de reavaliação das vivências do hospital, com aprimoramento técnico e terapêutico sob supervisão de psicólogo e da coordenação artística. Além do elenco, a Trupe da Saúde também conta com uma equipe nos bastidores do projeto. São profissionais de coordenação, produção, comunicação e serviços gerais que fazem o trabalho acontecer e fluir da melhor maneira possível. 

Tudo isso é realizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura, pelas quais empresas e pessoas físicas patrocinam e apoiam o projeto. O trabalho da Trupe da Saúde é acompanhado por pesquisadores, que buscam identificar nesta atividade resultados já observados no exterior: crianças mais ativas em seus tratamentos, aceitando melhor exames e medicamentos; mães, pais, cuidadoras e cuidadores ficam mais confiantes; e profissionais de saúde relatam diminuição do estresse no ambiente hospitalar.

Confira no vídeo como foi a visita a Maternidade, e um recadinho especial da Trupe da Saúde para você.

Conheça mais o trabalho da Trupe da Saúde através das redes sociais: Facebook, Instagram.

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Clínica de Psicologia Infantil e Psicopedagogia Renata Cassol

(45) 3264-7714

(45) 99848-7565

Av. Soledade, 1898 - Sala 07

Metalúrgica JL

(45) 9983-01554

(45) 99830-1554

Rua Espirito Santo

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira