Pacientes com transtorno de ansiedade e depressão relatam melhora com o Projeto de Psicoterapia de Grupo

Foram 09 encontros e a atividade faz parte do Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família)

2.279

Publicada 13 de Dezembro, 2019 às 18:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Dando continuidade as atividades desenvolvidas pelo Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), foram encerrados os encontros do projeto de psicoterapia em grupo em Missal. A última atividade deste grupo foi na terça-feira, dia 10 de dezembro, na Escola de Qualificação. Pessoas com ansiedade e depressão que aceitam a metodologia, participam do projeto.

São nove encontros de uma hora cada, onde são trabalhados temas relacionados a saúde mental, com os pacientes adultos, que apresentam alguns transtornos de ansiedade ou depressão. Os conteúdos foram abordados, através de rodas de conversa, relatos pessoais e dinâmicas de grupo.

Ao final dos encontros são realizadas avaliações individuais, onde são constatados que as atividades propostas atingiram os seus objetivos. Em um dos relatos o paciente afirmou que se sentiu bem. "Gostei das dinâmicas e de conhecer pessoas e consegui me expressar um pouco mais, foi algo que fez eu esquecer um pouco dos problemas de casa e familiares", descreve o paciente que por questões éticas não será revelado o nome.

Em outro depoimento o paciente relata que tudo é válido, melhora a autoestima, ajuda achar algumas saídas quando necessário. "Me senti muito bem, os encontros me ajudaram a perceber que somos diferentes e que é preciso se colocar no lugar dos outros, entender que cada um traz consigo cargas que talvez não temos conhecimento. No grupo uns ajudam a fortalecer os outros. Juntos somos mais fortes", destaca outro paciente.

Os temas trabalhados, são planejados previamente. "Abordamos autoconhecimento, autoestima, emoções, qualidade de vida, vínculos afetivos, diferenças individuais, empatia, e outros que são identificados a necessidade no contato com os integrantes", explica a Psicóloga Neusa Della Libera (foto), responsável pela condução dos trabalhos com o grupo. "Para o próximo ano, temos o intuito de formar novas turmas, e os interessados podem deixar o nome e contato, na clínica de especialidades em frente a Unidade de Saúde", finaliza.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal