Nota de Esclarecimento sobre o desabastecimento do imunobiológico pentavalente

A vacina pentavalente protege contra tétano, coqueluche, difteria, hepatite B e contra a bactéria da influenza tipo B

4.089

Publicada 13 de Dezembro, 2019 às 13:49

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O país está passando por um desabastecimento do imunobiológico pentavalente, devido à interdição do imunobiológico do laboratório Biological pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, e com base na Resolução nº 1545 de 11/06/2019, não puderam ser utilizadas nem distribuídas.

Por conta disto foi aberto processo junto à OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) com a solicitação de recolhimento e substituição, mas sem previsão para finalizar o processo de reclame. Agora no mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Medianeira recebeu uma pequena quantidade de estoque, a qual não suficiente para todos, mas está no aguardo para regularização do Ministério da Saúde.

"A princípio haviam nos comunicado que receberíamos até o dia 20 deste mês algumas doses, em virtude disso, agendamos para que os pais retornassem após o dia 20 mas, nesta semana, nos avisaram que ainda não tem previsão para o recebimento. Pedimos a compreensão dos pais e esclarecemos que todas as vacinas só podem ser adquiridas pelo Ministério da Saúde que está tendo problemas na compra desta (Pentavalente)", esclarece a chefe da Vigilância em Saúde, Cleide Mari da Silva.

O Ministério da Saúde reitera que não há dados que ensejem emergência epidemiológica no Brasil das doenças cobertas pela vacina pentavalente. O Sistema de Vigilância à Saúde monitora continuamente o tema e emitirá os alertas se estes forem necessários.

Por tanto assim que a situação se regularizar a Secretaria de Saúde estará avisando a comunidade pelos meios de comunicação.

Assessoria

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Águia Doces Atacado e Varejo

(45) 3264-2792

(45) 99928-7500

Rua Bahia

Game Tech Informática

(45) 3264-4968

(45) 99849-3964

Rua Paraguai, 1445

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira