Construção de Cisterna em Linha São Francisco Missal vai auxiliar na produção de bananas

A atividade faz parte do programa Encontros e Caminhos da Itaipu Binacional

1.791

Publicada 11 de Dezembro, 2019 às 14:26

Compartilhar:

A construção de uma cisterna de 5 mil litros na propriedade de Adenilson Rodrigues em Linha São Francisco, interior de Missal, vai auxiliar o agricultor na produção de bananas. A família possui cerca de mil pés de banana em um hectare plantado. A produção é de cerca de 10 mil kg por ano. São 09 anos que produzem e o destino da produção são as escolas do município, escolas estaduais, por meio de programas específicos e para terceiros para o processamento. 

De acordo com Adenilson, a construção da cisterna vai auxiliar na lavagem das bananas, já que atualmente utilizam água de poço artesiano para a execução do serviço e a partir da construção da cisterna, poderão utilizar essa água, que antes não tinha destinação final, e além disso, poderá utilizar parte da água da cisterna para irrigação da horta que possui em sua residência. 

O investimento para a construção de uma cisterna de 5 mil litros, é considerado baixo. O Programa Encontros e Caminhos custeia a produção, sendo que foram investidos R$2.000,00 (dois mil reais) em material como tijolo, cimento, pedra, areia, calha, cano, malha, sombrite, tela, R$650,00 (seiscentos e cinquenta reais) com o instrutor e a mão de obra foi voluntária. 

A cisterna construída é do tipo Ferro Cimento e contou com o apoio da Administração Municipal de Missal e do Capa (Centro de Apoio aos produtores agroecológicos). Outra cisterna já foi construída por intermédio do Programa Encontros e Caminhos, que foi em Esquina Gaúcha na propriedade de Rosa Pelissari.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal