Cantores líricos e 5 corais fazem show com clássicos da ópera em Medianeira

803

Publicada 10 de Dezembro, 2019 às 14:16

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No palco do CPC Arandurá, em Medianeira, nesta sexta-feira (13), às 20h30, cantores líricos com experiência internacional apresentam-se lado a lado com 80 vozes de corais da região Oeste do Paraná. Inédito e gratuito para toda a população, o show é o último da série de concertos Bravíssimo na cidade em 2019, que tem atraído 200 pessoas todos meses para apresentações didáticas sobre música clássica.

Neste espetáculo de encerramento, serão apresentados clássicos do canto lírico como "O Sole Mio" e "Ave Maria de Gounod", e árias famosas de Bizet, Verdi, Saint-Saëns, Schönberg e Lloyd Weber. À frente do palco estarão o tenor Renato Cordeiro, a mezzo soprano Carol Osternack e o pianista Matheus Alborghetti, mas para acabar o ano com chave de ouro, juntam-se aos músicos a especialista Liana Justus, a maestrina Cleci Luft e os corais Lar em Canto, Grupo Allegria, Voz Ativa, Nosso Coral UTFPR e SOS Vida.

Basta retirar os ingressos no local com antecedência para uma noite única, com cantores líricos acompanhados de 80 vozes regidas por Cleci Luft em músicas selecionadas. Eles estarão acompanhados, no palco, por Liana Justus, uma das principais especialistas em formação de plateia do Brasil. Durante a apresentação, ela explica e dá dicas a quem deseja começar a ouvir música clássica e canto lírico, falando do repertório e daquilo que torna essas composições especiais. "A ideia é motivar as pessoas, pois se elas estiverem apaixonadas irão atrás desse maravilhoso mundo da música", garante. 

Aluna de Neide Thomas, Carol Osternack foi a única brasileira selecionada, em 2017, para o masterclass de Luciana Serra na Áustria. Vivendo em Curitiba, ela é solista nos corais Santa Rita e ArtEncanto. Há sete anos, Renato Cordeiro integra a italiana Opera Villa InCanto. Atualmente o tenor aperfeiçoa seus estudos em Barcelona, na Espanha, após ter saído de Curitiba para pós graduar-se no Reino Unido. 

Destaque da cena musical de Joinville (SC), o pianista Matheus Alborghetti é ele mesmo um entusiasta do canto, à frente, como regente, do Coral Ítalo-Brasileiro daquela cidade. Há cinco anos é pianista correpetidor das classes de canto lírico de renomados profissionais no Festival de Música de Santa Catarina. 

Novidade nos concertos Bravíssimo, a regente das 80 vozes dos corais convidados será Cleci Luft. Filha de regente, graduada em Música e especializada na área, ela é uma das principais articuladoras de corais infanto juvenis, adultos e da terceira idade na região Oeste. São alguns desses grupos, de Medianeira, Missal e Matelândia que se apresentarão no CPC Arandurá nesta sexta. 

Concertos Bravíssimo

Em parceria com a Frimesa, por meio de lei federal de incentivo à cultura, a Unicultura adquiriu em 2019 um piano de cauda Samick NSG 228, que foi doado ao município de Medianeira em abril deste ano. Desde então, mensalmente, a Unicultura, a Prefeitura Municipal de Medianeira por meio do Departamento de Cultura e as empresas parceiras (Frimesa, Lar Agroindustrial, Fertipar, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste) realizam concertos e palestras de graça para as escolas e população da região.

"São poucas as cidades do Brasil que possuem um piano com essa qualidade. No Paraná, com 399 municípios, dá para contar nos dedos das mãos as cidades que têm esse instrumento. Medianeira agora está entre as grandes cidades do Estado", ressalta Ricardo Trento. Com apoio da prefeitura de Medianeira, a iniciativa se mostrou um sucesso de público. Criada por Ricardo Trento há dez anos, a Unicultura tem mais de 20 iniciativas na sua carteira de projetos culturais, reconhecidos pelo alto impacto social das atividades. 

 


SERVIÇO:

Concertos didáticos Bravíssimo! apresentam "A magia da voz", com Renato Cordeiro, Carol Osternack e Matheus Alborghetti com corais regidos por Cleci Luft
Sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 20h30 no CPC Arandurá.
Apresentação às 15h para escolas de Medianeira e região.

Palestra-Show com Liana Justus "O canto, a primeira manifestação artística do homem"
Sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 18h30, no CPC Arandurá.

Como ganhar os ingressos?
Entrada gratuita (retirar os ingressos no CPC Arandurá, na avenida Brasil, 1677 - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30). 
Escolas e grupos podem agendar direto no CPC Arandurá, pelo telefone  (45) 3264-8674.

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

JR Calhas

(45) 9992-01429

(45) 99135-4978

Av. Rio Grande do Sul, 2876 Jardim Florido

Vitalizze - Centro de Treinamento e Reabilitação Física

(45) 3264-7489

Rua Rio Branco esq. com Minas Gerais, 1950

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira