Inmet publica alerta de tempestade para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A previsão de chuvas fica entre 30 e 60 milímetros por hora.

7.597

Publicada 26 de Novembro, 2019 às 08:44

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para tempestade, com risco de granizo, a partir das 12h até às 23h59 desta terça-feira (26). A previsão de chuvas fica entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - confira abaixo no mapa.

Com os temporais, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Os temporais devem atingir a região Oeste e Sudoeste do Paraná, além de uma faixa do Sul do estado. Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Guaíra, Palotina e Cascavel podem ser atingidas.

Já em Santa Catarina, as regiões Norte e Oeste devem ser atingidas. Além disso, o Planalto Sul e o Litoral Sul também podem registrar ocorrências. Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba devem ficar atentas.

Por fim, o Rio Grande do Sul também pode sofrer com a chuva. Além da capital Porto Alegre, outras cidades como Caxias do Sul, Erexim e Bento Gonçalves estão na área do alerta.

RECOMENDAÇÕES PARA A TEMPESTADE
De acordo com o Inmet, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores em caso de rajadas de vento. Isso porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de transmissão.

Se for possível, também é sugerido desligar os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.

Por fim, para mais informações sobre o que não fazer durante uma tempestade, fale com a Defesa Civil (telefone no 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

Fonte: Paraná Portal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais