Estiagem prolongada mantém Sanepar em alerta em Medianeira

Uso racional da água é fundamental para evitar desabastecimento

5.167

Publicada 14 de Outubro, 2019 às 20:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A estiagem prolongada que afeta o interior do Paraná reduziu o volume de água do Rio Alegria, um dos principais mananciais de abastecimento de água de Medianeira. O Rio já apresenda queda na vazão de 30%. Em razão disto, o deficit de produção de água na cidade já ultrapassa três milhões de litros por dia.

Apesar de a Sanepar ter colocado em operação, nesta primavera, dois novos poços, o fornecimento de água para a cidade tem causado grande preocupação. Segundo o gerente regional Nilton Perez, "a situação é bastante crítica e existe a possibilidade da Sanepar ter de adotar medidas para fornecer a água de forma alternada na cidade". 

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Até que as chuvas regularizem a vazão do Rio Alegria, a Sanepar conta com a colaboração de todos.
 
Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira