Medianeira: Carteira de Trabalho Digital entra em vigor, saiba mais

Carteira de Trabalho Digital é alimentada com os dados informados pelos empregadores ao eSocial.

3.485

Publicada 10 de Outubro, 2019 às 09:00

Compartilhar:

Agora é oficial, a Carteira de Trabalho Digital passa a ser uma realidade em Medianeira e toda região.

Ela pode ser emitida por qualquer trabalhador, brasileiro ou estrangeiro, de maneira eletrônica, mediante o fornecimento do número de seu CPF. Com isso, esse número passa a substituir o número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física, embora a carteira digital não sirva para a identificação civil de qualquer pessoa.

A Agência do Trabalhador de Medianeira já tem realizado o trabalho de direcionamento dando explicações e informações sobre como funciona a novidade, bem como auxiliando aqueles que precisam de ajuda na hora de cadastrar a primeira carteira de trabalho ou a 2ª via.

Para quem irá ser contratado não precisa mais ter a CTPS em mãos. Basta informar o número do CPF ao empregador e pronto.

A carteira de trabalho digital não traz nenhuma mudança nos direitos do trabalhador. Ela apenas cria um mecanismo eletrônico de registro de suas atividades, substituindo a antiga carteira e cumprindo todas as funções desta.

Já as anotações que antes ficavam na CTPS (caderninho azul) agora serão feitas eletronicamente.

É importante, porém, que a CTPS física não seja descartada pelo trabalhador, pois ela pode ser útil para provar vínculos de empregos anteriores.

Vale ressaltar que, embora a intenção do governo seja que a carteira digital se torne obrigatória para todas as relações de emprego, seu registro pelo empregador depende de ele utilizar o sistema do eSocial.

Dessa forma, o trabalhador que for contratado por um empregador, que ainda não utiliza esse sistema, deverá apresentar sua CTPS física.

Para acompanhar as anotações na sua carteira de trabalho é só baixar o aplicativo ou acessar o site: Portal Esocial.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira