Setembro Amarelo é marcado por palestra com voluntário do CVV de Cascavel

2.416

Publicada 11 de Setembro, 2019 às 17:16

Compartilhar:

Na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, a Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveu uma palestra para tratar sobre o mês de prevenção do suicídio, conhecido como setembro Amarelo em todo território nacional. A organização ficou a cargo da Coordenação Municipal da Saúde Mental. 

O voluntário do CVV (Centro de Valorização da Vida), Claudemir Desto, de Cascavel foi quem trouxe as reflexões sobre a temática, explicando o significado da cor, da data e a importância de se falar sobre o suicídio, visando prevenir e alertar para o perigo. Claudemir é graduado em Psicologia pelo Centro Universitário FAG, funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal e, nas horas que lhe sobra, atende como psicólogo clínico em Cascavel. 

Além da palestra, Claudemir respondeu a questionamentos dos participantes, interagiu bastante com o público. Foram dois momentos, um na parte da manhã com alunos do Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis e funcionários e na parte da tarde apenas servidores municipais. Um vídeo com depoimentos reais sobre o suicídio foi exibido, bem como ao final foi feito uma dinâmica para reflexão do tema.

 

Setembro Amarelo

 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

 Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. 

Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. 

O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. 

 

CVV 188

 

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Se você sabe de alguém que já pensou em suicídio, ou se isso já passou pela sua cabeça, ligue para o CVV 188.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal