Oficina de Graffiti foi desenvolvida na escola de Vista Alegre

A atividade foi desenvolvida pela Administração Municipal de Missal e faz parte do programa Encontros e Caminhos

1.701

Publicada 04 de Setembro, 2019 às 17:24

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, alunos da Escola Aurélio Pilotto de Vista Alegre participaram da Oficina de Graffiti. A atividade foi organizada pela Administração Municipal de Missal, por intermédio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e faz parte do Programa Encontros e Caminhos. O artista, Alison Delziovo, é da cidade de Ramilândia e conversou com os alunos. 

Ele contou um pouco da história do Graffiti e apresentou as ferramentas. Ensinou como se utiliza cada lata de tinta e como desenvolver a obra de arte desejada. "Nós participamos em vários projetos sociais e queremos remeter imagens relacionadas ao meio ambiente para deixar a escola ainda mais bonita e passar uma mensagem otimista pra essa galera", destaca o artista. 

O Graffiti, ao contrário do que muitos pensam, é uma manifestação artística e cultural e é diferente de pichação, que essa sim é considerada crime de vandalismo. Porém, são necessários alguns cuidados para desenvolver a arte do Graffiti. Para a manifestação é necessária uma autorização, seja em local público ou privado. 

Mas e o que isso tem a ver com o meio ambiente? Esse é um questionamento feito desde a primeira vez que foi realizada a Oficina em Missal no ano de 2017 com o artista Isaac Souza de Jesus. Mas tem tudo a ver, pois, o cuidado com a natureza, ou mesmo aquilo que se pretende mostrar, falar, apresentar, pode ser caracterizado com o Graffiti, também. A representação de animais, das árvores, de tudo aquilo que nos rodeia, justamente para que as pessoas reflitam, sempre de forma sustentável. 

Neste ano o local escolhido para a realização da Oficina foi Vista Alegre. O muro da Escola receberá a obra de arte com imagens que representam a natureza e o meio ambiente. O Prefeito de Missal, Eduardo Staudt, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, estiveram acompanhando a atividade durante a manhã.

 

Graffiti

 

O Graffiti deve ser encarado como uma forma de trabalho social, pois é um local onde as pessoas podem usar da criatividade, para representar algo. É a interação com o meio onde se vive, permitindo novos horizontes, permitindo novas visões, e potencializando as qualidades de cada ser humano. 

Para a maioria dos artistas o Graffiti tem como base a construção coletiva. Traz uma proposta de diálogo, não somente referente a ação, mas sobre o que representa, em que contexto se encontra, promovendo a interação com a comunidade, com a sociedade, com o local onde se está inserido e isso se torna muito positivo, pois é transformador.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal