Encontro Diocesano dos Servidores do Altar aconteceu em Medianeira

Mais de 1500 servidores do altar: cerimoniários, acólitos e coroinhas da Diocese de Foz do Iguaçu, participaram no último domingo, 01, do IX Encontro Diocesano dos Servidores do Altar.

4.463

Publicada 02 de Setembro, 2019 às 13:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Mais de 1500 servidores do altar: cerimoniários, acólitos e coroinhas da Diocese de Foz do Iguaçu, participaram no último domingo, 01, do IX Encontro Diocesano dos Servidores do Altar. O encontro aconteceu durante todo o dia na Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

Durante a manhã eles confraternizaram em um café da manhã, depois participaram da missa celebrada pelo Administrador Diocesano e Pároco, Pe. Dionísio Hülse, espiritualidade e almoço, à tarde houve muita recreação.

Para o padre Dionísio é muito gratificante ver todos esses jovens servindo a Igreja. "Foi um momento importante para trabalharmos um pouco essa pastoral em nossa Diocese, tivemos a participação de um grande número de servidores do altar que compõem esse grande grupo nesta pastoral tão importante para a nossa Igreja, sobretudo na admissão litúrgica orante da nossa Diocese," afirmou. 


O que é um servidor do altar?

É um membro da Igreja Católica, instituído ou não, que auxilia os Ministros Ordenados (Bispo, Padre ou Diácono) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa. Na nossa paróquia existem três tipos de servidores do altar: coroinhas, acólitos e cerimoniários. 


Qual a diferença entre o coroinha, acólito e cerimoniário? 


Coroinha

Os coroinhas, que podem ser meninos ou meninas, cuja função propriamente dita é recolher as ofertas, desempenhar função de vela, e na ausência de acólitos, podem servir ao altar, ou carregar a cruz procissional. Suas vestes são: túnica vermelha e uma sobrepeliz branca. 


Acólito

Os acólitos, função própria de meninos maiores de 13 anos, além de servir o padre podem ser libríferos, conduzir o turíbulo em missas solenes ou na falta de um cerimoniário o acólito pode desempenhar a função do mesmo. Suas vestes são: uma túnica vermelha e uma sobrepeliz com uma renda litúrgica.

Cerimoniários

Geralmente meninos maiores de 16 anos desempenham o ministério de cerimoniário. Ele é responsável por manter a comunicação e organização das ações litúrgicas das pastorais durante a santa Missa, ele também é responsável por conduzir ao celebrante as suas ações. É ainda função do cerimoniários, saber marcar o Missal Romano. Suas vestes são: uma túnica preta e uma sobrepeliz com renda litúrgica

O servidor do altar é uma ótima fonte de inspiração para despertar nos jovens ou crianças as vocações, sejam elas, sacerdotais, religiosas ou familiares, também é importante, pois desde pequenos as crianças aprendem a cultivar o amor por Jesus Cristo e a igreja. Para ser um servidor do altar, basta ter boa vontade, estar disponível para Deus e a comunidade.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira