Raiva: Saiba mais sobre a importância da vacinação em seus animais

Para falar mais sobre o assunto fomos conversar com o Médico Veterinário, Eduardo Damião.

2.379

Publicada 29 de Agosto, 2019 às 09:32

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Provavelmente você já ouviu falar que agosto é o "mês do cachorro louco", essa expressão tem diversas teorias, a mais conhecida é de que há uma grande concentração de cadelas no cio, aumentando a disputa dos machos, o que causa brigas, que fazem com que a raiva se espalhe mais facilmente entre os cães.

A raiva é causada por um vírus, e a sua principal forma de transmissão é pela saliva, quando um animal contaminado morde e fere o outro. Isso torna a proliferação da doença rápida.

Os principais sintomas são neurológicos, os animais infectados babam muito e ficam com aparência diferente, agindo de maneira insana.

Para falar mais sobre o assunto fomos conversar com o Médico Veterinário, Eduardo Damião.

Em Medianeira a doença foi controlada há alguns anos, e as campanhas municipais não acontecem mais, porém, a vacinação é de extrema importância para que a doença continue controlada e a saúde do seu animal protegida.

Em 2018 tivemos casos da doença em cavalos e bovinos.

Importante destacar que a raiva pode ser transmitidas para humanos, e segundo informações em Santa Catarina um caso de raiva humana foi detectado e confirmado.

A vacina é indicada a partir dos 3 ou 4 meses de idade, de acordo com a indicação do médico veterinário, a dosagem é única e precisa ser repetida todos os anos.

A vacina antirrábica é ainda, a única forma de prevenção contra a doença.

Confira no vídeo mais sobre a raiva e a importância da vacinação.

Foto: Divulgação  

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira