Medianeira: Secretário de Saúde do Paraná fala sobre vacinação e casos confirmados de sarampo

Em visita a Medianeira, o Secretário de Saúde do Estado do Paraná, Beto Preto, falou sobre os casos confirmados e a intensificação da vacinação.

2.977

Publicada 23 de Agosto, 2019 às 14:28

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em visita a Medianeira para comemorar os 24 anos do CISI, o Secretário de Saúde do Estado do Paraná, Beto Preto, concedeu uma entrevista exclusiva a imprensa, um dos assuntos abordados foram os casos confirmados do sarampo.

O Brasil registra casos de sarampo em 88 cidades de 11 estados, e no Paraná, dois casos foram confirmados, o primeiro em 7 de agosto, sendo uma moradora de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, e nesta semana, no dia 20, um morador de Curitiba também teve a confirmação da doença, que não tinha registros de casos há 20 anos no estado.

Nos dois casos os pacientes realizaram viagens para estados que estão com surto da doença, sendo o estado de São Paulo.

Na região oeste, existem apenas casos suspeitos que estão em observação, até o momento nenhum foi confirmado.

Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde de Medianeira reforça o alerta de vacinação, principalmente para quem for viajar para os locais que tenham casos registrados. O ideal é fazer a vacina 15 dias antes da data prevista para a viagem.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde básica. A faixa etária com indicação da vacina de um a 49 anos, foi ampliada para seis meses aos 59 anos.

O principal público alvo da intensificação da vacinação são crianças a partir dos seis meses.

Além desta dose, as crianças receberão mais duas - uma aos doze meses e outra com 15 meses de vida.

Vacinação para adultos

A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. Para as que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose para serem consideradas vacinadas.

Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal, após a exposição a casos de suspeita da doença ou confirmados.

Pessoas imunodeprimidas, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade não devem tomar a vacina. Profissionais da área da saúde devem ser imunizados, independente da idade.

AÇÕES
Com a entrada de novos casos da doença no país, o Ministério da Saúde tem reforçado as ações de combate e prevenção da doença nos estados que estão com circulação ativa do vírus do sarampo. Neste mês, o Ministério da Saúde alertou os profissionais de saúde das redes pública e privada em relação à proteção e aos cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde do país.

Entre as orientações está que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados; além da necessidade da oferta de treinamentos periódicos, em relação a segurança e riscos biológicos no trabalho; e remanejamento das gestantes que prestam assistência diretamente aos casos suspeitos e que não têm comprovação prévia de vacinação. A orientação faz parte de um conjunto de recomendações enviadas para às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Confira no vídeo mais informações sobre a vacinação em Medianeira e as ações do estado para combater e prevenir que a doença tenha ainda mais casos.

- UBS Centro : todos os dias, das 07h as 18h;

- UBS Nazaré: todas as quintas feira das 08h as 16:30h;

- UBS Ipê: todas as terças feira das 08h as 16:30h;

- UBS Belo Horizonte: todas as quartas feira das 08h as 16:30h;

- UBS Condá: todas as quartas feira das 08h as 16:30h.

- UBS Jardim Irene (CSU): todas as sextas-feiras, das 08h às 16:30h

- UBS Independência: todas as quartas feira das 08h as 16:30h

- UBS Itaipu: todas as quintas feira das 08h as 16:30h;

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira