Medianeira: Bombeiros alertam para prevenção de incêndios

Confira no vídeo entrevista exclusiva com o Tenente Jonatas Theodoro, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Medianeira e micro região oeste.

2.091

Publicada 22 de Agosto, 2019 às 16:38

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No outono e inverno ocorre a diminuição significativa das chuvas, situação conhecida como período de estiagem. O solo e a vegetação ficam mais secos, facilitando assim o início de um incêndio ambiental, que pode ocorrer por fenômenos naturais, mas de maneira geral, devido a ação humana, através de descarte de cigarros em locais inapropriados, queima de entulho, galhos, folhas e outros materiais em terrenos baldios ou em sua propriedade particular.

Pensando em enfatizar e alertar a população os Corpo de Bombeiros do Paraná está realizando a Operação Quati João, que visa orientar, incentivar e informar sobre a prevenção de incêndios e também destacar que a Lei nº 9.605/98 dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

No artigo nº 41 da referida lei é determinado que provocar incêndios em mata ou floresta é crime, inclusive na forma culposa (sem intenção), e tem como penalidade máxima a reclusão de dois a quatro anos e multa.

É de extrema importância termos consciência em nossas atitudes para que não ocorram incêndios cuidando assim da proteção da natureza.

As principais dicas são:

- Não jogue cigarros ou fósforos às margens das rodovias

- Não realiza queimadas (mesmo que controladas, em lixo, galhos, folhas ou entulho)

- Cuidado com o uso de velas

- Crianças jamais devem brincar com fósforos ou isqueiros

- Não solte fogos de artifícios próximo de áreas florestais

- Utiliza a técnica dos aceiros

- Evite fazer fogueiras

- Não acumule lixo.

Caso se depare com um incêndio ambiental de pequeno porte, nada maior que 30 centímetros de altura, pode-se apagá-lo com água ou mesmo com a utilização de abafadores feitos de galhos de árvores mesmo, mas se o fogo já está muito alto ou consumindo uma extensão muito grande de vegetação deve-se ligar para o telefone de EMERGÊNCIA do CORPO DE BOMBEIROS - 193.

Em caso de Crime de Incêndio Ambiental entre em contato com os seguintes órgãos:

Defesa Civil 199

Corpo de Bombeiros 193

Polícia Militar 190

Confira no vídeo entrevista exclusiva com o Tenente Jonatas Theodoro, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Medianeira e micro região oeste.

Redação Guia Medianeira com informações Corpo de Bombeiros

 

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira