Medianeira: Projeto de lei de incentivo ao Parque Tecnológico é assinado e enviado ao legislativo

Além do projeto, o encontrou marcou o inicio das atividades de limpeza e restauração do antigo Parque de Exposições de Medianeira.

4.137

Publicada 16 de Julho, 2019 às 16:45

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A manhã desta terça-feira (16) ficará marcada para a história do nosso município, que em um ato solene teve a assinatura do Projeto de Lei de Incentivo ao Parque Cientifico e Tecnológico de Medianeira, realizada pela administração pública, dentro das festividades dos 59 anos.

O projeto de lei n° 043/2019, de 01 de julho de 2019, tem por objetivo instituir o Programa de Incentivo ao Parque Cientifico e Tecnológico de Medianeira, destinado a atrair, estimular e fortalecer as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, voltadas aos vetores de oportunidades da economia regional.

O programa visa atrair os seguintes empreendimentos: agências de inovação e competitividade, instituição cientifica e tecnológica, empresas com atividades de inovação ou núcleos de inovações, empresas de base tecnológica, centros e laboratórios de pesquisa cientifica e tecnológica e/ou desenvolvimento tecnológico.

Para o atual Diretor da UTFPR do Campus de Medianeira, Flavio Feix Pauli o momento é muito importante: "É um privilegio estar hoje aqui na Prefeitura de Medianeira onde presenciamos o encaminhamento do projeto de lei  de inovação, de incentivo fiscais para as empresas que irão fazer parte do Parque Cientifico e Tecnológico, para a Câmara Municipal. Com isso, iniciamos nesta semana as nossas atividades naquele local de limpeza, algumas reformas que serão feitas com recursos da universidade, no sentido que a gente possa efetivamente começar  os trabalhos do parque. São portas que estão se abrindo para nossos jovens, que saem da nossa universidade, que são inovadores e querem abrir seu próprio negocio, e que certamente irão impulsionar o crescimento, não só de Medianeira, mas de todo o oeste do Paraná".

O Presidente do Conselho de Desenvolvimento, Lucas Ghellere enfatizou a importância de Medianeira receber uma obra tão grandiosa como esta: "É sempre muito importante termos esse incentivo para inovação, o conjunto da legislação com o Parque Tecnológico só vem a favorecer o setor produtivo do nosso município. Precisamos agregar renda per capita e as mentes inovadoras e pensantes da universidade possam empreender em nosso município, e com toda certeza o parque irá criar esse ambiente, e junto com o incentivo, desse projeto encaminhado para casa de leis, vai fazer com que essas empresas gerem empregos para o nosso município, fazendo com que o nosso futuro seja brilhante"

O Prefeito Ricardo Endrigo destacou também o inicio das atividades no local, como limpeza e reforma, para que empresas já possam ser instaladas: "Esse é um dia importante, um marco histórico para Medianeira, onde o município juntamente com a UTFPR, a sociedade organizada e o legislativo municipal, encaminhamos uma mensagem para criação de um lei para incentivo fiscais e tributários para as empresas que vão se instalar no Parque Cientifico e Tecnológico de Medianeira. Isso é um das questões que irá fomentar o parque, e paralelamente a isso, demos inicio a uma manutenção e limpeza do local para que a própria universidade possa iniciar a reforma do local, para que empresas se instalem. E ao tomar posse da área a UTFPR, começará o projeto de reforma do pavilhão central, somente naquele local será disponibilizado espaço para 28 empresas".

O Parque Cientifico e Tecnológico vai receber as empresas que se iniciam no hotel tecnológico, depois para incubadora tecnológica e esses alunos egressos da universidade, com suas empresas, serão abrigados pelo Parque: " Isso é algo que hoje não acontece, pois não há local atualmente para abrigar essas empresas. Isso vai mudar a vocação econômica do município, vai valorizar a renda per capita do trabalhador, que ficará aqui em Medianeira e que trabalhara nas empresas de tecnologia. Há uma procura grande para esse espaço, inclusive de empresas de todo o país. E com essa de incentivo e a nossa localização, próxima a Foz do Iguaçu, Medianeira torna-se o Portal Tecnológico do Mercosul para essas empresas, que queiram vir aqui se instalar aqui em nossa cidade", finalizou o Prefeito.

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira