Programação de 56 anos de Fundação de Missal inicia em grande estilo com Revelando Talentos

2.429

Publicada 04 de Julho, 2019 às 15:52

Compartilhar:

Um grande público prestigiou a abertura da programação das festividades de 56 anos de fundação de Missal. O Revelando Talentos trouxe uma mostra daquilo que é desenvolvido pelo Departamento de Cultura durante o ano, principalmente nas oficinas de Pintura em Tela e Desenho Artístico, e Cia Municipal de Dança. O CTG Porteira Nova trouxe apresentações com as Invernadas Artísticas.

Uma exposição com 92 quadros produzidos pelos alunos das oficinas de Desenho Artístico e Pintura em Tela encanta e impressionada os visitantes logo na entrada do evento. Poucos municípios no Estado possuem uma exposição com essa quantidade de telas produzida por alunos. Nove alunas estiveram produzindo no evento quadros, para apresentar as etapas de produção de uma obra de arte como essas, e como são as oficinas.

Além disso, réplicas de quadros da Artista Eliane De Pierre, que é instrutora de pintura e desenho no município, premiados e que foram para exposição na Europa, estavam a disposição para visualização. Entre essas obras, uma que foi cedida, a pedido do Vaticano, obra exposta em 2017 no museu do Louvre na França, obra premiada com medalha criatividade na categoria moderna, exposta na Suíça, e que agora foi para exposição em Portugal. E ainda obra que recebeu convite para expor na Embaixada do Brasil na Noruega.

Nas apresentações da noite, o CTG Porteira Nova trouxe 09 danças. As 04 invernadas artísticas, pré-mirim, mirim, adulta e veterana, intercalaram apresentações que encheram os olhos do público trazendo o resgate cultural do tradicionalismo no município. Entre as apresentações do CTG, algumas de integração entre as invernadas.

Entre os pontos culminantes das apresentações na noite, a Cia. Municipal de Dança trouxe um Espetáculo que envolveu todos os alunos, desde os mais pequeninos, até o mais avançado.  A Apresentação SAUDADES DO MEU SERTÃO também encantou os presentes, remetendo a canções populares do sertanejo raiz, aliado as coreografias dos alunos. 

Os Hinos, Nacional e Municipal, foram executados pelos músicos do Departamento de Cultura. O Hino Nacional foi apresentado pelo aluno Luis Henrique Oppermann e o Hino de Missal pela aluna Graciele Wingert. Os músicos, professores do Departamento de Cultura, também participaram da abertura das apresentações da Cia Municipal de Dança.

 

Departamento de Cultura

 

O trabalho na Cultura é sempre um recomeçar. O Departamento engloba a Biblioteca Pública Eugenio Brod, o Museu Municipal, a Fanfarra Municipal, a Cia. Municipal de Dança, oficinas de Pintura em Tela e Desenho Artístico, Violão, Gaita e teclado, somando atendimentos a 483 alunos de todo o município. Engloba também no seu quadro de servidores, o professor de Danças da Invernada Artística do CTG Porteira Nova, assim preservando a cultura da tradição e Memória Gaúcha.

 

SAUDADES DO MEU SERTÃO 

 

Era uma vez.... Um lugarzinho no meio do nada, onde havia simplicidade, mas amor e felicidade. Um lugar onde a televisão e toda a tecnologia dava lugar a uma boa e longa conversa, e nossa maior e melhor atração eram as deliciosas rodas de viola e violão.  

Desde muito tempo trazemos conosco uma saudade sem igual deste tempo que não volta, de lugares que marcaram pela simplicidade, do cheiro indescritível e da sensação de paz que há muito não sentimos mais!   

Hoje muitas famílias não conversam mais, as coisas belas e simples já não são mais atrativas. Mas acredito que ainda há dentro de cada um, uma vontade de voltar e viver novamente naquele lugar simples, sem muito dinheiro, mas com muito amor. De voltar a sentir o cheiro de mato, cheiro de terra molhada e estar num lugar onde o céu é mais belo e estrelado e o dia muito mais colorido! 

Essa foi a mensagem deixada para o público por parte da Cia Municipal de Dança, que trouxe uma apresentação especial para a noite. As letras das canções faziam alusão ao homem do campo, e de certa forma, trazendo memórias do próprio passado de Missal, que comemora no dia 25 de julho seus 56 anos de Fundação, onde muitos corajosos desbravam as terras, possibilitando que Missal seja o que é hoje, aliado ao trabalho e perseverança de cada geração que passou pela Cidade.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal