Projeto Frontrezz Convida para o Arraiá do Campeão

Festa de Aniversário de 83 anos de Hermeto Pascoal

2.432

Publicada 18 de Junho, 2019 às 11:34

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No próximo dia 22 de junho o Campeão completará 83 anos de idade. Não, não se trata de algum esportista famoso. Campeão é o apelido dado a Hermeto Pascoal, uma das figuras mais emblemáticas da música brasileira. E tampouco se trata simplesmente de um superlativo para o seu talento musical, ainda que lhe faça justiça.

Campeão é a maneira como ele, sempre brincalhão, se refere aos seus interlocutores, que, num bate-e-volta, acabou se tornando sua marca pessoal. Como os 83 anos parecem não lhe pesar sobre o espírito, a segunda edição do FLAM irá festejá-los em um evento especial: um arraial para espantar o frio e celebrar o Campeão. Pois festa junina e Hermeto Pascoal tem tudo a ver um com o outro.

Seu repertório está repleto de baião, xote, frevo e outras danças de levantar a poeira que, elaboradas em seu caldeirão de bruxo, se transformam em verdadeiros laboratórios de experimentação musical: sobrepõem-se os ritmos, sofisticam-se as harmonias, estendem-se as dissonâncias e misturam-se os timbres, tudo isso permeado por seções de improvisação que vão do tradicional ao free jazz.

Assim, grupo Frontrezz convidou Felipe José que, além de multi-instrumentista e compositor (tal qual o homenageado), é um grande conhecedor da obra de Hermeto Pascoal.

 

Projeto Frontrezz Convida

O Frontrezz é formado por Marcelo Correa (piano), Gabriel Rezende (contrabaixo) e Lucas Casacio (bateria), músicos experientes que vieram de diferentes regiões do Brasil para atuar como docentes na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tendo como base a formação instrumental dos trios de jazz, e incorporando formas de interação desse universo musical, o Frontrezz está em constante trânsito entre procedimentos jazzísticos e materiais das mais diversas correntes musicais. Desse repertório variado em constante movimento, o trio desenvolve sua sonoridade particular.

O projeto "Frontrezz Convida" propõe explorar lugares de transição entre práticas musicais diversas através do diálogo entre o trio e os solistas convidados. Do encontro entre repertórios do trio e dos solistas nascem novas abordagem interpretativas, e a música se torna um ponto de encontro onde semelhanças e diferenças entram em diálogo e dão vazão a novas energias criativas.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira